Rio de Janeiro recebe Oficina Regional Sudeste para Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital

Rio de Janeiro recebe Oficina Regional Sudeste para Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital
Rio de Janeiro recebe Oficina Regional Sudeste para Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou nesta quinta-feira (21/9) na cidade do Rio de Janeiro, das 8h às 18h, a 3ª Oficina regional focada na construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital. Ao longo do dia, foram colhidas as contribuições da sociedade civil, academia, organizações internacionais, setor privado e de outras organizações que compõem o ecossistema de governo digital dos Estados e municípios de toda a Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Secretaria de Estado de Transformação Digital do Rio de Janeiro foi parceira na realização do encontro.

O MGI também realizou as oficinas das regiões Sul (15/8, em Porto Alegre) e Nordeste (1º/9, em Fortaleza). Após o ciclo desta quinta-feira na capital fluminense, a rodada de oficinas seguirá para as regiões Norte (4/10, em Manaus) e Centro-Oeste (18/10, em Goiânia). “É com muita honra que o Rio de Janeiro está sendo anfitrião da Oficina Regional da Região Sudeste para elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital. Um evento que tem o objetivo de articular, de forma colaborativa, as iniciativas de governo digital no país para ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Esse é o nosso foco. O Estado do Rio, sob a orientação do governador Cláudio Castro, está em total sinergia com as ações realizadas sobre o tema e em estreita parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Mauro Farias.

“Até o momento, já tínhamos realizado duas oficinas regionais para elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital. Esses dois eventos contaram com a participação de 236 pessoas, incluindo gestores estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil e do setor privado. Isso reflete o interesse mútuo de ampliar a transformação digital dos demais entes da federação. Afinal, somente 44% dos estados e 28% dos municípios possuem uma abordagem estruturada, estratégica, nesta linha. Agradeço todos os gestores da Região Sudeste que participaram desta oficina no Rio de Janeiro, pois é a região mais populosa do Brasil e fundamental para melhorarmos os serviços públicos e o atendimento aos cidadãos”, aponta o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

A oficina regional Sudeste contou com a participação de autoridades do MGI e dos governos estaduais, além da presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), entre outros. As oficinas regionais permitem que a Estratégia Nacional contenha objetivos e recomendações assertivas para toda administração pública seguir evoluindo na transformação digital do governo federal, estaduais, distrital e municipais.

A realização da oficina Sudeste foi realizada com a colaboração do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e apoio da Dataprev. Conduzida pelo MGI, a iniciativa tem o apoio de diversos parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto Dialogos Digitais Brasil-Alemanha (GIZ), Consad e FNP.

Ao avançar na elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital, o MGI cumpre as determinações da Lei nº 14.129/2021 e do Decreto nº 11.260/2022 (que tratam dos princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública).

A Estratégia Nacional de Governo Digital, a ser consolidada ainda este ano, vai orientar como cada ente federado (Governo Federal, Estados e Municípios) vai elaborar sua própria estratégia de governo digital, mas mantendo alinhamento mínimo no conjunto de iniciativas. Isso ocorre porque, como determina a lei, cada ente federado poderá editar a sua própria estratégia de governo digital, no âmbito de sua competência, buscando a sua compatibilização com a estratégia federal e a de outros entes.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail nacionalgovbr@gestao.gov.br

Rio de Janeiro recebe Oficina Regional Sudeste para Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital