Secretaria de Estado de Transformação Digital promove primeira oficina do programa RJ Digital Municípios

A Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizaram, nesta quarta-feira (30), uma oficina que reuniu representantes de mais de 30 prefeituras do estado do Rio. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural da PGE-RJ, teve como tema o autodiagnóstico dos municípios em relação à transformação digital.
Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol da população fluminense, o Rio de Janeiro, por meio da SETD e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vem promovendo a extensão do programa RJ Digital aos municípios com a realização de capacitações e desta primeira oficina. O evento contou com a abertura do presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues, que representou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.
“Muito feliz em ver as prefeituras presentes nas ações do RJ Digital Municípios. O governador Cláudio Castro e o secretário Mauro Farias estão empenhados em promover a transformação digital no Estado e para isso é fundamental a adesão dos municípios. O Rio de Janeiro está avançando muito na pauta digital e o objetivo com esse programa é entender a realidade de cada prefeitura para podermos entregar um serviço de qualidade que desburocratize a máquina pública e facilite a vida da população. A Secretaria de Transformação Digital e o PRODERJ estão à disposição dos municípios para o planejamento e capacitação das equipes visando sempre a melhoria na prestação dos serviços públicos”, destacou Flávio Rodrigues.
A programação do encontro teve diversas palestras relevantes como, por exemplo, da vice-presidente de Governo Digital do PRODERJ, Sâmya Massari, que apresentou o tema “Proteção de Dados Pessoais: Um pilar da segurança digital” e do superintendente de Processos Administrativos Eletrônicos da Subsecretaria de Desburocratização e Governo Digital da SETD, Fernando Faria, que abordou o SEI para os municípios. Durante o evento, o case de transformação digital de Angra dos Reis foi apresentado e também foi realizada uma oficina com o objetivo de realizar o preenchimento do autodiagnóstico sobre maturidade digital.