PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS
Luiz Queiroz

Seja bem-vindo ao novo site do PRODERJ

Graças a um eficiente trabalho das equipes envolvidas, o PRODERJ lança nesta segunda-feira (19/10), Dia do Profissional de TI, o novo site da autarquia. Dentre as melhorias dessa nova versão estão uma identidade visual mais atrativa e uma navegação mais amigável para o usuário. As redes sociais da autarquia e os serviços oferecidos ao cidadão e às secretarias e órgãos estaduais também ganharam mais destaque.

“Sejam todos bem-vindos ao nosso novo site. Com o lançamento, o PRODERJ segue o modelo que deverá ser adotado por todas as secretarias, autarquias e órgãos estaduais. Isso reforça a integração entre os agentes públicos e a nossa parceria com a Subsecretaria de Comunicação Social da Casa Civil. Esse novo formato representa o padrão de comunicação e tecnologia a ser utilizado pelo Estado. Por fim, gostaria de parabenizar as equipes da autarquia que participaram do seu desenvolvimento”, destacou o Presidente do PRODERJ, Mauro Farias.

“Gostaria de agradecer o empenho das nossas equipes de desenvolvimento, de comunicação e design, de segurança da informação, além da nossa parte jurídica, por conseguirem colocar em tão pouco tempo um novo site no ar, de cara nova, com design mais moderno, fotos, vídeos, notícias e serviços em destaque e acesso direto às nossas redes sociais. Espero que vocês apreciem e conto com a colaboração de todos”, acrescentou André Rodrigues, Vice-Presidente de Governo Digital do PRODERJ.

O desenvolvimento

O desenvolvimento de um novo site para o PRODERJ foi demandado para a Diretoria de Sistemas e Soluções (DSS), exigindo que as gerências de Análise de Negócios (GAN), de Fábrica de Software (GFS) e de Engenharia de Soluções (GES) trabalhassem para atender a requisição, que demandou a configuração e desenvolvimento de novos módulos para customizar sua ferramenta de CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdos).

Uma ferramenta de CMS é um sistema online que permite colocar um site no ar de forma eficaz, rápida e com facilidade de uso, criação e manutenção de conteúdo, versatilidade para projetos de escopos variáveis, além de baixo custo de atualização e manutenção.

O PRODERJ, desde 2019, já conta com uma ferramenta deste tipo, em caráter corporativo, desenvolvida na época pela equipe da agora extinta Gerência de Desenvolvimento e Arquitetura (GDA) para atender ao Portal do Governo e aos sites de cada secretaria de governo.

Com seu novo site, o próprio órgão será o mais novo usuário dessa ferramenta, capaz de gerenciar notícias e informativos de forma dinâmica e simples em sua principal mídia, integrado à estrutura do padrão do governo e com uma área destinada para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).