PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

PRODERJ é anfitrião de evento que reúne gestores das entidades estaduais de TIC de todo país

O Rio de Janeiro é sede de evento que reúne gestores das entidades estaduais de TIC de todo país. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o Fórum dos Diretores Técnicos (2º DTE 2021), promovido pela ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), acontece até esta sexta-feira (08), na Barra da Tijuca.

O encontro contou com a abertura do governador Cláudio Castro (virtual), do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, do presidente do PRODERJ e vice-presidente de Relações Institucionais da associação, Mauro Farias, do presidente da ABEP-TIC, Tasso Lugon, e do vice-presidente de Tecnologia da associação, Leandro Victorino.

"Gostaria de dar as boas-vindas aos diretores técnicos da ABEP-TIC, aos representantes das entidades estaduais de TIC e a todos os participantes do fórum. É um prazer participar da abertura deste importante encontro, principalmente no momento em que o Estado do Rio de Janeiro está avançando na implementação do processo de governo digital. A tecnologia tem feito cada vez mais a diferença na vida do cidadão e considero fundamental essa sinergia entre o PRODERJ e as demais afiliadas à associação. Tenho certeza que esse encontro resultará em muitas ideias e propostas de soluções para melhorarmos os serviços prestados aos cidadãos", destacou o governador Cláudio Castro.

"Faço questão de registrar aqui a importância que o Governo do Rio confere ao PRODERJ e à implantação do governo digital no Estado. É importante destacar todo o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Mauro Farias e toda equipe do órgão. É muito positivo e simbólico recebermos um evento presencial que discute temas tão importantes para desenvolvimento de novas ferramentas e que permitam ao cidadão cada vez mais ter a prestação de serviços públicos com mais qualidade e agilidade”, concluiu o secretário Nicola Miccione.

Durante o fórum, foram apresentadas palestras sobre diversos assuntos em voga na área de TIC como, por exemplo, a Lei de Governo Digital, manual de linguagem cidadã, cidades inteligentes, entre outros. O vice-presidente de Estratégia, Governança e Inovação do PRODERJ, Bruno Cunha, e o diretor de Sistemas e Soluções, Carlos Viana, apresentaram o painel “A importância do órgão de Tecnologia do Estado como Integrador de Soluções”, no qual foram mostradas diversas ações que estão sendo realizadas pela autarquia como, por exemplo, a modernização da infraestrutura tecnológica do Estado. Já o diretor de Segurança da Informação, Marcelo Lintomen, abordou o tema “Segurança da Informação: A necessidade de liderança do órgão de Tecnologia do Estado”.

“O PRODERJ se sente muito honrado por hoje estar sendo anfitrião deste importante fórum. Gostaria de agradecer a participação do governador Cláudio Castro e a presença do secretário Nicola Miccione, grandes entusiastas da tecnologia no nosso Estado. Faço questão de ressaltar também o apoio e a confiança da ABEP-TIC na realização do evento no Rio de Janeiro. Esse é um espaço fundamental para debates sobre diversos temas em voga na TIC pública, apresentação de novas ideias e troca de experiências em âmbito nacional”, destacou o presidente Mauro Farias, que ressaltou o empenho dos servidores do PRODERJ no resgate do protagonismo da autarquia como órgão gestor da TIC estadual.

Nesta sexta-feira (08), será realizada uma dinâmica de grupo entre os participantes do evento com o tema “Cidades Inteligentes” e o encerramento do fórum. Durante o encontro, também foi confirmado que o Rio de Janeiro será sede em 2022 da edição da ROCA (Reunião Ordinária do Conselho de Associadas).