PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

PRODERJ lança programa de capacitação para servidores de TIC do Estado

Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estadual, o PRODERJ está lançando, em parceria com a Fundação CEPERJ, o seu programa de capacitação de servidores de TIC do Estado. Denominado “Academia PRODERJ”, o programa engloba cursos de especialização lato-sensu e mais de 40 cursos de extensão, sendo os primeiros sobre os temas “Gestão Pública com Abordagem do Design Thinking” e “Ciência de dados na organização”. As aulas terão início no dia 08 de junho. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

 

“A Academia PRODERJ é uma grande conquista para a gestão pública estadual. Disponibilizaremos aos servidores vagas para cursos de diferentes assuntos em voga. A TIC está em constante mudança e essa atualização é fundamental. Por orientação do governador Cláudio Castro, a capacitação é uma das prioridades do PRODERJ e temos realizado diversas ações neste sentido. Gostaria de agradecer ao Gabriel Lopes, presidente da Fundação Ceperj, por todo apoio e pela parceria firmada”, destacou o presidente da autarquia, Mauro Farias.

 

O curso de extensão com o tema “Gestão Pública com Abordagem do Design Thinking”, terá carga horária de 12 horas e as aulas acontecerão nos dias 8, 10, 15 e 17 de junho, das 9h30 às 12h30, com transmissão via plataforma Zoom. O curso será ministrado pelo professor Luiz Coelho, da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ. As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de junho através do link: bit.ly/academiaproderj 

 

Já o curso de “Ciência de dados na organização” terá carga horária de 15 horas e as aulas acontecerão nos dias 8, 10, 15, 17 e 22 de junho, das 15h às 18h, com transmissão via plataforma Zoom. O curso será ministrado pelo professor Jayron Soares, da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ. As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de junho através do link: bit.ly/academiaproderj2 As vagas para ambos os cursos são limitadas aos servidores ativos do PRODERJ e das respectivas áreas de TIC de secretarias e órgãos estaduais.

 

Este mês também foram disponibilizadas, por meio do programa de capacitação da autarquia, bolsas integrais para cursos de especialização lato-sensu em Ciência de Dados e Administração Pública. O de Administração Pública possui carga horária de 366 horas, duração de aproximadamente 18 meses e teve início no dia 27 de maio. Já o de Ciência de Dados tem carga horária de 390 horas, duração de aproximadamente 20 meses e as aulas começarão no próximo dia 02 de junho. Em decorrência da pandemia, as aulas de ambos os cursos também serão ministradas inicialmente por videoconferência, via aplicativo Zoom Meeting.

 

“Os órgãos públicos, assim como as organizações, requerem maior capacidade analítica a cada dia que passa. Nesse sentido, nossa escola de governo está desenvolvendo, em parceria com o PRODERJ, esses cursos de extensão e de especialização lato-sensu que atendem a esta demanda oferecendo a oportunidade de os servidores se qualificarem e contribuírem cada vez mais para a tomada de decisão e a ampliação da capacidade dos órgãos públicos em aferir eficiência, eficácia e efetividade às entregas de bens e serviços à população. Para nós é um prazer firmar esta parceria com o PRODERJ e entregar mais um produto de qualidade aos servidores não só do Estado, mas de todo o país”, destacou Gabriel Lopes, presidente da Fundação CEPERJ.