PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

PRODERJ viabiliza licenças de webconferência para órgãos estaduais

Visando facilitar e tornar mais seguro o trabalho remoto da administração pública do Estado do Rio de Janeiro, o PRODERJ está viabilizando, para secretarias, órgãos e autarquias estaduais, licenças para a utilização da ferramenta ZOOM Meetings e seus serviços de webconferência, webinar e streaming de áudio/vídeo.

Cada licença permite ao usuário a organização de ilimitadas salas de reuniões (desde que não simultâneas) com capacidade máxima de até 500 participantes e organização de webinares também com a capacidade limitada a 500 participantes simultâneos. Cada licença de uso é válida por 12 meses.

De acordo com o Assessor de Relacionamento com o Cliente da Vice-Presidência de Tecnologia (VPT) do PRODERJ, Sergio Castro, a autarquia está levantando junto aos órgãos estaduais a intenção de utilizar e a quantidade necessária de licenças do software. Entre as vantagens dessa licença, Castro explicou que a versão do aplicativo ZOOM gratuito tem o tempo da reunião limitado, obrigando que seja criada uma nova sala quando a reunião é cancelada, prejudicando assim a continuidade da pauta. Já na versão licenciada, que está sendo disponibilizada pelo PRODERJ, não há limite de tempo.

Entre os órgãos que já formalizaram o interesse estão a Secretaria das Cidades, a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) e o Instituto Rio Metrópole (IRM).

Para Christian Monteiro Ferreira, Gerente de Tecnologia da Informação do INEA, o suporte do PRODERJ foi fundamental neste momento de recrudescimento da pandemia no Estado do Rio de Janeiro.

“Em nome da Gerência de Tecnologia da Informação do INEA, gostaria de agradecer a parceria do PRODERJ neste momento tão crítico que estamos vivendo. Mesmo diante das dificuldades atuais, a autarquia conseguiu nos disponibilizar tempestivamente uma conta do aplicativo ZOOM e proporcionou a contratação de novas licenças. Aplicativos como esse ganharam papel imprescindível com a pandemia, pois viabilizam o home office, webinars e reuniões remotas, possibilitando a manutenção da produtividade e da segurança, além de gerar economia financeira em função da redução da necessidade de deslocamentos por parte dos funcionários”, destacou Christian.

Esse serviço disponibilizado pelo PRODERJ também foi testado com sucesso pela Secretaria de Estado da Casa Civil nas reuniões prévias para executar a assembleia virtual de acionistas da CEDAE, que ocorreu na última quarta-feira (16/12), graças a uma licença viabilizada pela autarquia. “Entramos em contato e fizemos um pedido emergencial ao PRODERJ, que prontamente nos atendeu. Deu tudo certo e essas reuniões online transcorreram tranquilamente. Agradeço ao PRODERJ pelo atendimento e pelo serviço prestado”, avaliou Gustavo Hammes, Assessor de Tecnologia da Informação (TI) da Casa Civil.

Parceria com a ZOOM

Essa não é a primeira parceria do PRODERJ com a empresa norte-americana de serviços de conferência remota. Entre os meses de junho e julho deste ano, uma parceria entre a autarquia e a ZOOM viabilizou 25 mil acessos gratuitos às audiências públicas online para apresentação e debate da proposta de nova modelagem para universalização dos serviços públicos de captação, abastecimento e tratamento de água e captação, tratamento e destinação final de esgotos sanitários em 64 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas três audiências de forma virtual, através da plataforma, assegurando o direito à manifestação aos interessados. A operação não teve nenhum custo para o Governo do Estado.