PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Diego Henrique assume a Vice-Presidência de Administração do PRODERJ

Desde o último dia 1º de dezembro, a Vice-Presidência de Administração (VPA) do PRODERJ está sob novo comando. Com larga experiência nas áreas orçamentária, financeira e administrativa, Diego Henrique, servidor de carreira, assumiu o posto com o objetivo de aprimorar a gestão de contratos e de pessoas na autarquia.

“Precisamos fazer todos os setores da VPA funcionarem com celeridade e eficiência. A sociedade não pode esperar. Temos que gerar ativo e não passivo. Gerar mais receita e aprimorar a execução da despesa. Fazer uma boa gestão, com equilíbrio orçamentário e financeiro. Temos que elevar a excelência da gestão de contratos. Realizar uma análise minuciosa dos contratos, desde o início da licitação até o final da execuçãocontratual. Paralelamente a isso, precisamos melhorar a gestão de pessoas. Para chegarmos à excelência nos serviços, temos que alinhar a missão institucional com a missão profissional de cada um dos funcionários”, destacou o novo VPA.

Trajetória

Diego Henrique ingressou no serviço público estadual em 2014 como Analista Executivo Público. Entre 2015 e 2019 atuou como Coordenador Geral de Convênios da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), sendo responsável por negociar, atuar na elaboração e na execução orçamentária e financeira das parcerias institucionais com municípios, Governo Federal e entidades do Terceiro Setor.Em maio de 2019, Diego assumiu o cargo de Diretor-Geral de Administração e Finanças da SEAS, com a função de gerenciar as atividades de controle de gestão orçamentária e financeira das fontes de recursos da Secretaria, fundos públicos, bem como a elaboração da Lei Orçamentária 2020 e do Plano Plurianual 2020-2023 da SEAS.

O novo VPA do PRODERJ ficou na Secretaria do Ambiente até outubro passado, quando recebeu o convite do presidente do PRODERJ, Mauro Farias, para assumir esse novo desafio na autarquia. Os dois trabalharam juntos na SEAS durante o período em que Mauro foi Subsecretário-Executivo da pasta.

“É uma pessoa extremamente competente, que conhece a máquina pública e com perfil de gestor. Um administrador que valoriza a entrega, a urgência do serviço ao cidadão e que espera esse mesmo comprometimento de todos que trabalham com ele. Meu papel aqui no PRODERJ será de seguir as suas determinações e orientá-lo no que for necessário para facilitar o processo de tomada de decisão”, afirmou Diego sobre o presidente do PRODERJ.

Experiência no setor público

Durante todos esses anos dedicados à Secretaria do Ambiente, Diego Henrique acumulou bastante experiência na gestão da máquina pública. Trabalhou com gestão orçamentária, finanças, contratos, convênios, parcerias, PPA (Plano Plurianual), Lei Orçamentária, plano de investimentos, interface com o Ministério Público, Termo de Ajuste de Conduta (TAC) etc. Também aprendeu a lidar com a maioriados sistemas do Estado, como SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira), SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aquisições), SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos.

Diego faz questão de ressaltar ainda a importância do papel do servidor público como fiscal da sociedade. “Entendo que o servidor público tem uma responsabilidade duplicada porque ele lida e zela pelo dinheiro da sociedade. Eu, como servidor, preciso produzir, entregar e atender aos anseios da população. Temos que fazer a máquina pública girar. Estou sempre pronto a utilizar todo o meu conhecimento e também a aprender, sempre visando o bom funcionamento da máquina pública”, finalizou.

Formação

Diego Henrique é graduado em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente cursa Direito no Centro Universitário IBMR. Possui diversos cursos nas áreas de Orçamento Público, Gerenciamento de riscos na fiscalização de Contratos Públicos, Captação de Recursos e Formação de Parcerias, Sistema de Convênios, entre outros.