Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro
 

Notícia  
Presidente do Proderj apresenta as principais ações do estado do Rio para os grandes eventos
17/11/2011 - 18h


Por Julianna Rodrigues e Laura Guimarães

Que ações tomar em Tecnologia da Informação (TIC) para que os próximos grandes eventos esportivos a acontecerem no Estado do Rio de Janeiro, em especial a Copa do Mundo de 2014, ocorram com sucesso e deixem um legado importante para a população carioca? Foi o que o Presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Coelho, retratou em sua palestra que aconteceu hoje (17/11) na parte da tarde do primeiro dia do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP), realizado no Centro de Convenções Sul América.

Paulo Coelho apresentou a Agenda Governo Digital 2014, onde ele ressaltou as principais áreas definidas pelo Governo do Estado, como governança de TIC, modernização e integração dos sistemas, infraestrutura tecnológica e informações estratégicas, para que haja um melhor desempenho do Rio nos grandes desafios que se aproximam. Nesta última vertente, o presidente falou sobre o Sistema de Indicadores e Metas (SIM), desenvolvido pelo Proderj para a Secretaria Estadual de Segurança, um dos dois projetos, inclusive, indicados ao prêmio CONIP 2011 de Excelência.

O objetivo da solução é auxiliar a Secretaria Estadual de Segurança na redução dos índices de criminalidade no estado do Rio, apresentando de forma gráfica ou através de relatórios, os resultados dos indicadores e metas estabelecidos pela Secretaria de Segurança, com uma interface fácil e dinâmica, de acordo com o presidente Paulo Coelho.

Na área de m-Gov, o presidente do Proderj falou sobre o m-Clipping, um projeto pioneiro desenvolvido pelo Proderj em parceria com a Abacomm e a empresa carioca TQTVD que permite o envio de notícias selecionadas por uma clipadora e armazenadas no Data Center do Proderj aos smartphones do Governador e Secretários. Paulo Coelho disse que um dos objetivos para os grandes eventos, em especial a Copa, é disponibilizar à população, principalmente, turistas, o mesmo serviço com informações e dicas.

A Matrícula Informatizada, feita há quatro anos em ambiente 100% web e já vencedora de prêmios, também foi destacada, já que tem em seu processo hoje, graças ao Proderj, ferramentas tecnológicas, como o e-mail e torpedos SMS. Através deles, os candidatos recebem informações sobre seu processo de inscrição e alocação, assim como os gestores da Matrícula que também podem acompanhar o número de inscritos por dia, etc.

Na área de t-Gov Paulo Coelho comentou sobre outros aplicativos já existentes desenvolvidos pelo Governo do Estado por meio do Proderj, como “Rio contra a Dengue, “Rio contra a Gripe A (H1N1) e “Informações para Idosos”, já disponibilizada na UPA de Copacabana e que por ser uma aplicação interativa voltada para a Terceira Idade também está concorrendo ao prêmio CONIP 2011. Paulo Coelho crê que a TV Pública seja o principal agregador deste tipo de solução no futuro, mas que é necessário um Plano Nacional de Banda Larga eficaz para uma melhor conectividade. Em todas as áreas, o objetivo é usar a tecnologia em prol da modernização da gestão pública e da boa prestação de serviços à população.

- Acredito que o Rio de Janeiro tem tudo para ser referência nacional no uso inovador de TIC, até porque o Governador Sérgio Cabral e o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão são entusiastas da tecnologia e, por isso, vem trazendo para a Administração Estadual esse olhar especial aos avanços proporcionados pelas novas ferramentas. Um dos nossos projetos prioritários é a construção de um novo Data Center para o Estado até final de 2013, segundo as melhores práticas internacionais de segurança física e lógica, a ser administrado também pelo Proderj. Em breve, também teremos a Sala de Gestão pronta, através da qual o Governador poderá ter acesso ao que está acontecendo no governo por áreas específicas, como segurança, educação e saúde – ressaltou Paulo Coelho.



Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados