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Notícia  
Governo inaugura agência modelo do Rioprevidência
09/09/2008 - 18h21


Por Paula Soubre

Na manhã desta terça-feira (09/09) o governador Sérgio Cabral inaugurou a primeira agência modelo do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), em Icaraí, Niterói. Além do atendimento personalizado, através de pessoal capacitado, os pensionistas poderão checar o andamento de protocolos, processos, pensão, aposentadorias e ter acesso ao portal do governo, através de um terminal de auto-atendimento (totem) com acesso à internet, instalado pelo PRODERJ (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro). Na ocasião, o governador concedeu a primeira pensão em tempo real, por meio do sistema on line, à pensionista Maria Cristina Oliveira de Almeida.

Durante a visita, o governador celebrou a importância em prezar pelo conforto e as necessidades daqueles que trabalharam anos de suas vidas em prol do governo:

- A nova agência é um marco do Rioprevidência. É o resultado do trabalho de uma equipe coesa e comprometida com a gestão administrativa e financeira. Vamos abrir outras agências como essa em todo o Estado para atender os pensionistas da melhor forma. Antes, era necessária uma espera de até um ano para se conseguir o benefício. Agora, podemos agilizar o atendimento e conceder o benefício em cerca de um mês – comemorou Sérgio Cabral.

Os pensionistas Neyr de Souza Leal e Maria Cristina de Almeida receberam do governador, em tempo real, a pensão pós-morte e parabenizaram o novo atendimento.

- Esse atendimento informatizado em uma agência é muito bom e eficaz, o que é primordial na situação em que os pensionistas se encontram. Os funcionários que trabalham aqui nos tratam com muito carinho e dignidade. Isso já é um ato de extrema consideração – conta Maria Cristina de Almeida, que recebeu sua pensão em menos de um mês.

- A expectativa é de que daqui pra frente a informática possibilite um melhor atendimento aos cidadãos. Fui poucas vezes no Rio e o atendimento ao idoso não era como está sendo agora. A tecnologia encurta as distâncias e neste caso, a comunicação é tudo – explica Neyr de Souza Leal.

Além do totem, o PRODERJ também participou na elaboração do projeto de instalação de rede local, que tem a função de fazer o cabeamento estruturado para interligar as estações em rede. O acesso à internet na agência será realizado por intermédio da Infovia.RJ - projeto de infra-estrutura de telecomunicações, desenhado e gerenciado pelo Proderj que leva internet banda larga aos 92 municípios do Rio de Janeiro.

- Uma agência informatizada facilita a vida do cidadão que poderá consultar protocolos, pensão, aposentadoria e tirar segunda via de contra-cheque sem ter que entrar na fila. A parceria do PRODERJ com o Rioprevidência demonstra a diretriz do governo do estado em oferecer ao aposentado um tratamento digno – avaliou Paulo Coelho, presidente do PRODERJ.

Para se ter uma idéia da agilidade no atendimento gerado pelos totens, a Agência Central, no centro do Rio, atendia cerca de 11 mil pessoas em um mês, agora o número de atendimentos na agência caiu para cerca de sete mil pessoas por mês, já que o servidor pode ser atendido através dos outros canais como o totem (terminal de auto-atendimento), SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), página do Rioprevidência e chats.

O presidente do Rioprevidência, Wilson Risolia, destacou as facilidades do novo serviço:

- Antes atendíamos cerca de 11 mil pessoas por mês. Só que, deste número, 60% queriam apenas informações. Através do 0800-2858191 é possível obter informações sobre o saldo, processos ou mesmo falar com um atendente. Com a modernização dos serviços, a previsão é atender cerca de sete mil pessoas por mês. Melhora a máquina pública, poupa tempo e dinheiro do Estado e também do pensionista - afirmou.

Segundo o assessor especial do Rioprevidência, Almério Bernacchi, 63% dos atendimentos podem ser feitos em canais não presenciais, como o totem. Isso fez com que o número de pessoas que vinham à agência caísse e otimizasse o atendimento. Serão inauguradas mais oito agências do Rioprevidência, sendo que a próxima, ainda este ano, em Miracema, Região Noroeste do estado.

Outro projeto que irá beneficiar o cidadão é o Rioprevi móvel – automóvel customizado, com dois notebooks e rede wifi – que possibilitará o atendimento em tempo real. A previsão é de que em novembro deste ano, dois carros estarão disponíveis para atendimento nos diferentes municípios em uma data cadastrada. Durante o dia em que o automóvel estiver na cidade, aposentados, pensionistas poderão ser atendidos e assim, melhorando o atendimento em todo o estado.

- À medida que as pessoas tomam conhecimento dos diferentes canais, o atendimento pode ser feito de forma mais ágil e rápida – espera Sureadna Reis, gerente de atendimento ao segurado do estado.

O secretário de Políticas de Previdência Social do Governo Federal, Helmut Schwarzer, destacou o “ato corajoso de unificar o Instituto de Pensões com o Rioprevidência, além dos avanços de legislação".

- Esta agência mostra como tem que ser o relacionamento do sistema previdenciário com seus segurados. Quando o pensionista vem receber a pensão, ele está fragilizado, então, é obrigação dos sistemas de previdência amparar da melhor forma esta pessoa. O servidor que atende também tem o direito de trabalhar em um lugar adequado, o que não acontecia antes - completou.

O novo modelo de agência possui uma nova identidade visual, com ar–condicionado, sala de espera, banheiros com uma cabine especial para deficientes físicos. As agências do Rioprevidência agora serão padronizadas e irão trazer agilidade aos cidadãos. Além disso, a nova agência facilitará o atendimento e as consultas aos serviços administrativos pelos aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro com agilidade e conforto.

No Rioprevidência, os serviços mais procurados são aposentadoria, pensão e auxílio reclusão. Os demais serviços como, por exemplo, o auxílio funeral, são realizados pela Secretaria de Planejamento e Gestão, na qual o Rioprevidência é vinculado.

Também estiveram presentes no evento: Luiz Fernando Pezão, secretario de Estado de Obras e vice-governador; Regis Fitchner, secretário de Estado da Casa Civil; Sérgio Ruy Barbosa,secretário de Estado do Planejamento e Gestão; Godofredo Pinto, prefeito de Niterói entre outras autoridades.

A agência modelo funciona na Rua Gavião Peixoto 87, em Icaraí, Niterói.



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