SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
SERVIÇOS
 
SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA
Voltar

HOSPEDAGEM DE SITES

O Proderj dispõe de servidores de última geração, dedicados para hospedar e configurar espaço para os sites dos órgãos da administração pública.

Normas para hospedagem de sites no servidor web Proderj (formato .pdf - 1,03MB)

HOMOLOGAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DE WEBSITES

O Proderj disponibiliza um ambiente seguro, confiável e dinâmico para homologação de funcionalidades dos sites em desenvolvimento pelos órgãos da administração pública fluminense, garantindo o atendimento às necessidades dos clientes no que tange aos testes prévios para liberação de conteúdos no ambiente de produção (plataformas Windows e Linux).

Formulário de solicitação de migração de conteúdo (homologação para produção) (formato .doc - 19,5KB)

REGISTRO DE DOMÍNIO

O Proderj realiza o cadastramento e a manutenção dos sub-domínios RJ.GOV.BR. Todas as instituições de governo do Rio de Janeiro, nas esferas municipais e estadual, devem registrar seus domínios com o Proderj, conforme delegação da Fapesp.

 

Clique nos links abaixo para obter o formulário de cadastramento e conhecer os documentos necessários para o registro ou alteração de um domínio.

Formulário de cadastramento de domínio (formato .doc - 34KB)

Normas para a Administração do Serviço de Resolução de Nomes (DNS) (formato .doc - 88,5KB)

Redirecionamento de domínio RJ.GOV.BR - Termo de Responsabilidade (formato .doc - 95KB)

BACKUP

É o conjunto de procedimentos que tem por objetivo copiar e armazenar dados ,de forma segura, permitindo a recuperação destes em caso de perdas acidentais ou intencionais, possibilitando a continuidade dos negócios de uma Organização em caso de falhas dessa natureza.

Formulário de solicitação de backup (formato .doc - 112KB)

RESTORE

É o procedimento de recuperação dos dados copiados, quando necessário.

Formulário de solicitação de restore de dados (formato .doc - 104KB)

PROJETOS DE REDES

O conhecimento da estrutura e das características da Rede Governo e da Infovia.RJ, aliado à experiência de vários anos na prestação de serviços de infra-estrutura aos diversos órgãos da administração pública estadual e ao fato de contar com uma equipe qualificada, tornam o Proderj a escolha ideal para a execução de projetos lógicos e físicos de redes.

INSTALAÇÃO FÍSICA E LÓGICA DE REDES

O Proderj está apto a executar a instalação de redes de médio e grande porte, tendo como base projetos de elaboração própria ou de terceiros.

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO

O Proderj intermedia a contratação de linhas de comunicação pelos diversos órgãos do governo, prestando assessoria no acompanhamento de sua instalação e operação.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

O Proderj possui uma AC capaz de emitir certificados com validade jurídica, de acordo com as normas da ICP-Brasil. Também emitimos certificados digitais gerados pela AC interna no Proderj para uso em emails para comunicação interna com o PRODERJ e em sites. Para conhecer ou solicitar estes serviços, clique aqui.                  

HOSPEDAGEM DE SERVIDORES (COLLOCATION)

O Proderj oferece um ambiente com a infra-estrutura e os recursos necessários para a hospedagem de equipamentos servidores de redes, dispondo de segurança e energia mantida por No-Break, na condição de 24 horas X 7 dias.

Hospedagem de servidores (Collocation) (formato .doc - 85,5KB)

Formulário de checklist de servidores (formato .doc - 143,5KB)

SERVIÇO DE ACESSO REMOTO (VPN)

Permite que os usuários distantes geograficamente utilizem com segurança os serviços e os recursos internos da Intranet/Proderj.

VPN - Formulário para solicitação de VPN (.doc) (formato .doc - 104KB)

VPN - Formulário para solicitação de VPN (.odt) (formato .odt - 78,36KB)

VPN - Cliente Windows 32/64 bits (Datacenter) (formato .zip - 10,15MB)

VPN - Manual de Instalação (Cliente Cisco - Datacenter) (formato .pdf - 407,61KB)

VPN - Cliente Windows 32/64 bits (Colocation) (formato .msi - 15,98MB)

VPN - Manual de Instalação (Cliente Checkpoint - Colocation) (formato .pdf - 622,98KB)

ABERTURA DE PORTAS NO FIREWALL

Qualquer serviço que passe pelo firewall que protege a Rede Governo deve ser analisado e liberado pelo Proderj. Dessa forma, o cliente que desejar acessar ou oferecer um novo serviço deve preencher o formulário respectivo e enviar à autarquia, para análise e autorização, objetivando a abertura de portas.

Formulário de solicitação de abertura de portas no firewall (.doc) (formato .doc - 84KB)

Formulário de solicitação de abertura de portas no firewall (.odt) (formato .odt - 39,56KB)

SEGURANÇA

O Proderj dispõe de serviços gerenciados de segurança (SOC - Security Operations Center) em regime 24x7x365 que contemplam as seguintes ações:

 

- Análise inteligente dos logs de conectividade para detecção de anomalias de tráfego na Rede Governo, permitindo rápida localização de ativos potencialmente nocivos ao ambiente computacional por conta de infecções por malwares ou mau uso dos recursos de rede;

 

- Varreduras de ativos de rede para detecção de vulnerabilidades, necessidades de atualizações de segurança, etc;

 

- Testes de penetração com perspectivas interna e externa à Rede Governo;

 

- Testes de vulnerabilidades em aplicações Web;

 

- Auditorias de segurança e conformidade. Os resultados dos testes são avaliados e tratados pela Gerência de Segurança da Informação, e permitem a manutenção de um ambiente de rede estável e seguro para todos os nossos clientes.

MONITORAMENTO

O Proderj dispõe de serviço de monitoramento de rede (NOC - Network Operations Center) em regime 24x7x365, com o objetivo de garantir a disponibilidade dos diversos ativos e serviços que compõem o ambiente computacional da Rede Governo.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados