SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
ATUAÇÃO
 
INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA
Voltar

1. REDE GOVERNO

 

Rede de comunicação de dados que interliga o Proderj e as diversas Secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual, permitindo a comunicação e a troca de informações entre os mesmos. Administrada pelo por órgão de TIC do estado do Rio, a Rede Governo dá suporte ao e-gov, possibilitando o oferecimento pelo governo do estado de vários serviços em plataforma web, entre eles o correio eletrônico. Para atender às demandas crescentes de informações em tempo real e de novas aplicações, como educação à distância, vídeo conferência, telemedicina, entre outras, é vital a atualização tecnológica permanente da Rede Governo, de forma a prover uma infraestrutura de alto desempenho sob os aspectos de performance, segurança e mobilidade.

2. INFOVIA.RJ 2.0

 

Rede de comunicação de dados em alta velocidade que leva o acesso à Internet em banda larga para escolas, hospitais e órgãos públicos de todas as cidades fluminenses, melhorando a qualidade dos serviços eletrônicos oferecidos à população, promovendo a Inclusão Digital na capital e no interior, agilizando a troca de informações entre a sede do governo, as secretarias e órgãos do estado e o escritório de representação do governo do estado em Brasília, estimulando o desenvolvimento econômico dos municípios. Atualmente, a Infovia-RJ 2.0 conecta os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, através de uma rede MPLS (Multi-Protocol Label Switching).


Dentre os órgãos públicos que utilizam os serviços da Infovia-RJ 2.0, podemos destacar a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ), a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE/RJ), o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IO/RJ), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), entre outros.


As entidades de governo conectadas à Infovia.RJ 2.0 já usufruem de recursos modernos como Telefonia IP, Webcasting (transmissões de vídeo pela Internet) e videoconferência, facilidades trazidas pela tecnologia MPLS.


A Infovia.RJ 2.0 tem também uma particularidade importante, com relação à Rede Governo, por incluir a possibilidade de acesso a redes sem fio e redes móveis, com as novas tecnologias de última milha, tais como WI-FI, WI-MAX, 3G e 4G, que começam a ser disponibilizadas no mercado. A Infovia.RJ 2.0 tem a flexibilidade necessária para suportar outras tecnologias inovadoras que venham a ser disponibilizadas, de forma a atender situações específicas e respeitados os requisitos mínimos exigidos das aplicações.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados