SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA
ATUAÇÃO
 
GOVERNO ELETRÔNICO
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1. Portais e Sites

 

Com o objetivo de expandir o Governo Eletrônico no âmbito estadual, ações complementares modernizando a gestão pública e prestando serviços ainda melhores para a população, o Proderj já desenvolveu e colocou em funcionamento inúmeros portais e sites governamentais, além de diversas ferramentas inovadoras, como sistemas e aplicações web para secretarias e órgãos da administração pública estadual. Composta por uma equipe multidisciplinar, a Fábrica de Software da autarquia junto com a Gerência de Negócios de Governo, ambas da Diretoria de Sistemas de Informações, são responsáveis pelos sites, entre os quais estão: 

 

 

Procon-RJ – http://www.procon.rj.gov.br/

 

Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro) - http://www.ceasa.rj.gov.br/

 

Central de Reclamações Procon-RJ online - http://www.procononline.rj.gov.br

 

Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer – Turisrio - http://www.turisrio.rj.gov.br/

 

Fundação Leão XIII - http://www.leao.rj.gov.br/

 

TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro)http://www.turisrio.rj.gov.br/

 

Casa França Brasilhttp://www.fcfb.rj.gov.br

 

INEPAC - http://www.inepac.rj.gov.br/

 

Inventário da Arte Sacra Fluminense - http://www.artesacrafluminense.rj.gov.br/

 

Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj)http://www.fiperj.rj.gov.br/

 

Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA)http://www.fia.rj.gov.br/

 

Caminho Melhor Jovem - http://www.caminhomelhorjovem.rj.gov.br

 

Rádio Roquette Pinto - http://www.fm94.rj.gov.br/

 

Departamento Geral de Ações Socioeducativas - http://www.degase.rj.gov.br

2. M-Gov - Governo Eletrônico com mobilidade

 

O Proderj, seguindo a atual tendência de mobilidade com a utilização de novas tecnologias, desenvolveu importantes projetos na área de Governo Eletrônico para disponibilizar soluções em dispositivos móveis:

Matrícula Informatizada

 

Na aplicação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, são enviados torpedos SMS para os alunos ou seus responsáveis, disponibilizando informações sobre o processo de matrícula onde quer que estejam. Os alunos recebem no celular as informações sobre a confirmação da inscrição, o resultado da alocação na escola e, quando necessário, sobre a pendência de documentos. Também são enviados torpedos diários para os gestores da Secretaria de Educação. Os gestores, por sua vez, com as informações no celular, podem acompanhar o andamento do processo da matrícula. Desde a implementação das mensagens via SMS no processo de pré-matrícula, já foram enviados mais de três milhões de torpedos.

M-Clipping.RJ

 

A ferramenta criada pelo Proderj e desenvolvida em parceria com a Subsecretaria de Comunicação Social e o Núcleo de Imprensa da Casa Civil, permite que funcionários do alto escalão do Governo do Estado como o governador, o vice-governador e os secretários, recebam notícias quase em tempo real, capturadas em formatos diferentes – televisão, rádio e internet – para serem visualizadas através de aparelhos celulares, de forma fácil e rápida. São matérias em texto, áudio e vídeo disponibilizadas de maneira dinâmica, eficiente, segura e principalmente, personalizada, garantindo o sigilo e individualidade no tráfego das notícias. Em 2013, foi desenvolvida uma nova versão do M-Clipping.RJ para tablets. A ideia de criar um clipping moderno e inovador foi do próprio presidente do Proderj, Paulo Coelho, e da jornalista Patrícia Faria, coordenadora de Imprensa e Comunicação do órgão de TIC do Estado do Rio.

Portal Intragov.RJ versão mobile

 

Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso às informações estratégicas mais relevantes do Portal Intragov.RJ para os gestores do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Proderj desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis. Dessa forma, o gestor público pode acessar informações diretamente da base de dados da autarquia, de qualquer lugar com acesso à internet, como, por exemplo, a caminho de um compromisso ou durante um evento, e sempre que for necessário obter e prestar informações com precisão.

3. TOTENS

 

O Proderj disponibiliza, em lugares públicos em todo o estado, terminais de autoatendimento em diversos municípios do Rio. Muitos deles oferecem informações turísticas, resultado da iniciativa idealizada pelo Proderj em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. Disponibilizados em locais públicos, os totens servem como importantes ferramentas de consulta, tanto para turistas quanto para moradores. Através de alguns cliques, é possível encontrar gratuitamente informações sobre as melhores opções de transporte, os pontos turísticos, hotéis, pontos de visitação e atividades culturais.

 

Cidades como Rio das Ostras, Búzios, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Vassouras, entre outras, já receberam esse serviço útil e prático para quem deseja tirar dúvidas sobre onde encontrar determinado local ou descobrir curiosidades de um município. Todas as informações estão disponíveis no site Cidades Maravilhosas (www.cidadesmaravilhosas.rj.gov.br), também desenvolvido pelo Proderj.

 

Em alguns locais como, por exemplo, o Centro Administrativo do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), a população também pode encontrar totens com acesso ao Portal do Governo, além de navegação em outros sites que oferecem serviços públicos.

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