PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

PRODERJ desenvolve painel de BI para a Subsecretaria de Patrimônio Imóvel do Estado do Rio


Desenvolvido pela Gerência de Inteligência de Informações (GERII) do PRODERJ, o Painel de Informações Gerenciais do Sistema de Cobrança e Monitoramento (SISCOM) contém as informações sobre as ocupações de imóveis pertencentes ao patrimônio público do Estado do Rio de Janeiro. Mantido pela Coordenadoria de Monitoramento e Receita da Subsecretaria de Concessões e Parcerias e Patrimônio Imóvel (SUBCPPAT), parte da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), este Painel funciona como um Business Intelligence (BI), uma ferramenta que permite a visualização de dados gerenciais para facilitar as análises e o processo de tomada de decisões por parte dos gestores.

 

O Painel é dividido em quatro partes: Matriz, Notificação, Desconto em Folha e Arrecadação.  O primeiro mostra dados diretamente do sistema de cadastro e armazenamento da SUBPAT. Já os três últimos, apresentam dados extraídos desse sistema e introduzidos no Painel pelo PRODERJ.

 

De acordo com indicadores e filtros definidos com os técnicos da subsecretaria, os analistas do PRODERJ desenvolvem os painéis para apresentar os valores de acordo com as necessidades do órgão. “É preciso contar uma história com os dados, os valores mais importantes para eles vêm em cima e, conforme o usuário vai descendo a tela, eles vão sendo detalhados”, diz Márcio Gonzalez, da GERII.

 

Para configurar a ferramenta da melhor forma, os técnicos do PRODERJ precisaram aprender as regras de negócio da SUBPAT, ou seja, um pouco do que faz o órgão, suas funções, processos, prioridades e necessidades.

 

A SUBPAT escolheu contratar o PRODERJ para produzir e gerenciar seus painéis de BI, mas a autarquia de tecnologia de informação também oferece a oportunidade de capacitação para que os próprios órgãos possam criar e gerenciar seus painéis, se assim desejarem. No Programa Capacita, realizado em parceria com a CEPERJ, o Analista de Dados da GERII Filipe Ribeiro ensina técnicos do estado sobre a ferramenta QlikSense, usada para construção de painéis de visualização de dados.

 

Atualmente, a equipe da GERII está desenvolvendo uma nova versão de Painel para o SISCOM. Chamada de “self-service BI”, ela permitirá o aprimoramento da ferramenta em termos de design e organização dos dados.