SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL E GOVERNANÇA
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
16.08.2007 - 18:32
Eventos
Presidente do Proderj será jurada em prêmio internacional

Por Luiza Cavalcanti

A presidente do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Tereza Porto, será jurada da terceira edição do prêmio Wireless Communities Best Practices Awards, concedido pela ONG W2i (The Wireless Internet Institute). Os vencedores de 2007 serão anunciados em dezembro, durante a última etapa anual da W2i Digital Cities Convention, a ser realizada na cidade de Washington. O principal objetivo da instituição com a promoção destes eventos é proporcionar a troca de experiências sobre a implementação de Internet sem fio ao redor do mundo, acelerando a adoção das tecnologias emergentes neste cenário e apoiando o desenvolvimento econômico e social das comunidades que desenvolvem tais projetos.

Antes disso, no dia 11 de setembro, a cidade de São Paulo sediará a 14ª edição da W2i Digital Cities Convention, que acontece pela segunda vez no Brasil – em 2006, o Rio de Janeiro foi o anfitrião do encontro. A conferência será focada na apresentação de cases de sucesso por líderes de projetos de conectividade explorando a gama das tecnologias sem fio, aplicações e modelos de negócios para cidades, comunidades e regiões.

O vice-presidente do Proderj, Paulo Coelho, participará do painel “O Salto Inicial da Infra-estrutura da Internet de Banda Larga Sem Fio: iniciativas locais e estaduais”. O painel apresentará esforços despendidos pelos governos estaduais brasileiros a fim de planejar e implementar infra-estruturas de redes de banda larga sem fio para modernizar a gestão pública, promover a inclusão digital e fomentar o desenvolvimento econômico e social.

O município fluminense de Piraí, uma das primeiras cidades digitais implantadas no Brasil e a primeira do estado do Rio, foi ganhadora, em 2005, do prêmio Wireless Communities Best Practices Awards na categoria “Community Momentum Building”, que premia a melhor assistência ao público e comunidade que organiza, planeja e implementa uma infra-estrutura de banda larga sem fio para uma cidade ou região.

“É um orgulho para o estado do Rio de Janeiro ter o município de Piraí entre os cases de cidades digitais reconhecidos como mais inovadores e bem-sucedidos do mundo. E, para o Proderj, poder participar da etapa brasileira da Digital Cities Convention será muito gratificante. Esperamos um debate rico abrangendo temas como as melhores tecnologias disponíveis para cada tipo de localidade a ser iluminada, os marcos regulatórios para o setor, a preocupação com o provimento de tecnologias assistivas e os modelos de negócio alternativos para acelerar a universalização da banda larga”, afirmou Tereza Porto.

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados