17.08.2020 - 00:00 | Por Luiz Queiroz
TI
André Rodrigues assume a Diretoria de Sistemas de Informação (DSI) do PRODERJ

Desde o último dia 20 de março, a Diretoria de Sistemas de Informação (DSI) do PRODERJ está sob o comando de André Rodrigues. Graduado em Tecnologia de Informação pela PUC-Rio e com Mestrado em Gestão Internacional de Negócios pela FGV-RJ, Rodrigues tem mais de 30 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação como IBM, Avaya e Fortinet, foi professor da FGV On Line e participou, como palestrante e debatedor, de diversos eventos da área, além de ter publicado artigos nas principais mídias do mercado.

Nesses cinco meses de pandemia e isolamento social, a DSI foi demandada por diversas secretarias e órgãos estaduais com as mais variadas necessidades de serviços e ferramentas. Para agilizar essas entregas, a Diretoria vem trabalhando de forma incessante e auxiliando o Governo do Estado e a população fluminense no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Desde que assumi, meu tempo está todo dedicado a atender nossos clientes, as Secretarias de Estado, em projetos voltados à crise do coronavírus. Atendemos às Secretarias de Saúde, Educação, Transporte, Desenvolvimento Humano, entre outras, além dos demais sistemas que já atendemos no dia a dia”, informou Rodrigues.

O Diretor fez questão de destacar alguns dos principais projetos em que a DSI trabalhou juntamente com as Secretarias para viabilizar durante a pandemia da Covid-19:

- Saúde: criação do portal do voluntário (www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br) onde médicos, profissionais da saúde e estudantes da área se cadastraram como voluntários na assistência a pacientes com o novo coronavírus. Os voluntários reforçaram as equipes das unidades de atendimento em todo o Estado. Foram mais de 27 mil inscritos.

- Transporte: plataforma de Inteligência de Negócios visando suportar os gestores na tomada de decisões quanto à mobilidade das pessoas que utilizam diariamente o transporte público.

- Educação: desenvolvimento conjunto de aplicação a ser disponibilizada para alunos e professores da rede estadual visando atender ao ensino a distância definido pelo Governo.

- Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Portal Recomeçar, para auxiliar as pessoas impactadas pela Covid-19.

Objetivos da DSI

O Diretor da DSI também falou sobre os principais objetivos da sua Diretoria no médio e longo prazo.

“Ao ser convidado pelo Vice-Presidente de Tecnologia, Maurício Pradal, para assumir essa Diretoria, o que mais me motivou foi a possibilidade de ajudar a nova gestão no processo de transformação idealizado, fazendo com que o PRODERJ volte a ocupar uma espaço de protagonismo na área de tecnologia para o Estado do Rio de Janeiro, além de servir como modelo para as demais autarquias. Ainda estou conhecendo a organização e as pessoas, mas um dos planos é trabalhar com o conceito de ‘fábrica de soluções’, com modelos ágeis de desenvolvimento e entrega, utilizando o que existe de mais moderno disponível no mercado”, projetou Rodrigues.