26.06.2020 - 08:56 | Por Luiz Queiroz
ABEP
PRODERJ participa do “Bate-Papo ABEP” e apresenta soluções para modernizar a gestão pública

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) promoveu nesta quinta-feira (25/06) a segunda edição do “Bate-Papo ABEP”, que reúne duas afiliadas da Associação para falarem sobre os projetos e demandas de seus respectivos Estados. O bate-papo contou com a participação do PRODERJ e da PRODAM, empresa responsável pela prestação de serviços especializados em TIC aos órgãos integrantes da Administração Pública Estadual do Amazonas.

Pelo PRODERJ participaram o Presidente Mauro Farias, o Vice-Presidente de Tecnologia, Maurício Pradal, e o Assessor da Vice-Presidência de Tecnologia (VPT), Marcelo Santos. O Presidente Mauro Farias fez a abertura destacando a importância de iniciativas como o “Bate-Papo ABEP”.

“Gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que me sinto muito honrado em poder participar de um colegiado como esse. Em função da pandemia, ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a maioria dos colegas, mas estou à disposição para a troca de ideias e experiências. Assumi o PRODERJ em março com uma tarefa árdua de realizar o processo de resgate da autarquia. Temos muitos desafios pela frente, mas tenho a sorte de contar com um corpo técnico brilhante e dedicado. Estamos nos reinventando, saindo da inércia e dando uma resposta ao Governo e à sociedade fluminense”, destacou Mauro Farias.

A apresentação do PRODERJ ficou a cargo do Vice-Presidente de Tecnologia, Maurício Pradal, que pontuou algumas das ações e projetos que a autarquia vem desenvolvendo. Dentre os projetos relacionados ao combate ao coronavírus, Pradal destacou as parcerias com a Secretaria de Saúde (SES) para a implantação da Central 160, serviço de central telefônica para atendimento sobre a COVID-19 peloqual a população pode tirar dúvidas sobre sintomas e sobre quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde, e do Portal do Voluntariado, que abriu vagas para que médicos, profissionais e estudantes da área da saúde pudessem se inscrever no site da SES, desenvolvido em parceria com o PRODERJ, para atuarem, caso necessário, como voluntários nas equipes das unidades de atendimento em todo o Estado.

Outra ferramenta importante citada pelo VP de Tecnologia foi a SETRANS Covid, que disponibilizou 11 novos painéis com as informações atualizadas sobre as transações de bilhetagem eletrônica das concessionárias dos diferentes modais (Trens, Ônibus, Metrô, Barcas, VLT, BRT e Vans) e que viabiliza um grande dashboard do transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “É uma ferramenta muito importante para os gestores da Secretaria de Transportespoderem tomar suas decisões sobre a mobilidade pública com o maior embasamento possível”, avaliou Pradal.

Pradal ressaltou ainda o importante momento que a autarquia atravessa em função da edição, no último dia 31 de março, pelo Governador Wilson Witzel, do Decreto Nº 47.011, estabelecendo que os procedimentos para contratações e aquisições de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para atendimentos das necessidades dos órgãos estaduais e suas vinculadas sejam realizados por meio do PRODERJ, preferencialmente por meio de atas de registro de preços.

“Com esse decreto temos a oportunidade de transformar o PRODERJ no grande integrador de soluções em TICs do Estado do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando na regulamentação desse decreto e o grande objetivo é gerar economicidade, padronização, otimização, procedimentos claros para que todos os interessados em trabalhar com a esfera pública possam ter tranquilidade e se preparar para o processo”, explicou o VP de Tecnologia do PRODERJ.

Outros projetos em andamento citados são a modernização da folha de pagamentos, a utilização do legado olímpico e a viabilização das audiências públicas virtuais sobre a universalização do saneamento básico no Estado do Rio, que estão sendo realizadas graças a uma parceria entre o PRODERJ e a ZOOM, empresa norte-americana de serviços de conferência remota, que viabilizou, sem nenhum custo para os cofres públicos, 25 mil acessos gratuitos às audiências.

TICs no Amazonas

Pela PRODAM participaram do bate-papo o Diretor-Presidente, João Guilherme de Moraes Silva, o Diretor Técnico, Heleno Ferreira, e o Diretor Administrativo-Financeiro, José Nilmar de Oliveira. Eles apresentaram as ações desenvolvidas pela empresa para auxiliar no combate ao coronavírus e ressaltaram que todos os serviços essenciais foram mantidos durante a quarentena, como a folha de pagamentos, sistemas de trânsito e de gestão da educação, entre outros. A PRODAM ampliou a conectividade, a capacidade de link dos órgãos estaduais e também ofereceu todo o suporte tecnológico para ajudá-los a enfrentar a crise.

ABEP

Ao final do encontro, o Presidente-Executivo da ABEP, Lutiano Silva, agradeceu a participação e parabenizou as afiliadas do Rio de Janeiro e do Amazonas pelos trabalhos que vêm desenvolvendo. “O momento é desafiador e esse trabalho desenvolvido pelo PRODERJ e pela PRODAM no combate à pandemia é muito importante. Apesar das dificuldades, eu vejo uma janela de oportunidade para pensarmos em novas soluções e projetar um Estado mais enxuto, mais ágil e, principalmente, mais eficiente na perspectiva do cidadão”, concluiu Lutiano.