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08.06.2020 - 09:15 | Por Luiz Queiroz
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Gerência de Infraestrutura e Serviços realiza manutenção, suporte e entregas durante a quarentena

O período de quarentena, com a maioria dos servidores do PRODERJ trabalhando de home office, tem sido bastante positivo para a Gerência de Infraestrutura e Serviços (GIS), subordinada à Diretoria de Infraestrutura Tecnológica (DIT). Diversas entregas, atendimentos, suporte, manutenção de sistemas e apresentação de propostas para novos serviços foram realizadas desde meados de março, quando foi decretado o isolamento social no Estado do Rio de Janeiro.

 

No total, foram 347 chamados para atendimentos apenas neste período. Destaque para a criação de 307 VPN’s (infraestrutura de rede virtual), possibilitando o trabalho remoto a diversas secretarias, órgãos e autarquias estaduais que não possuíam solução própria de VPN. A VPN garante a segurança das informações trafegadas pela internet e a continuidade da prestação de serviços públicos.

 

Além da manutenção diária da infraestrutura do PRODERJ, durante a quarentena as equipes da GIS também estão proporcionando e dando suporte a todo o ambiente para sistemas de clientes como a Casa Civil, a Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), a Fundação CEPERJ, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Câmara Metropolitana, entre outros. Entre essas entregas estão a migração para o novo portal da CGE, com criação de infraestrutura de rede e segurança, e a criação dos servidores e infraestrutura de rede e segurança para o site do Palácio das Laranjeiras.

 

“Semana passada encaminhamos uma proposta para Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) e já estamos trabalhando para entregar a infraestrutura para o novo site”, informou Sergio Castro, Gerente da GIS.

 

Também foram elaboradas pela equipe de negócios, composta por Sergio Castro e Monique Paz, oito propostas de serviço de hospedagem de sites e cinco de correio eletrônico. Nesse período houve 11 solicitações para registros de domínios.

 

Foi realizada ainda a configuração de Firewall e Active Directory de diversas secretarias, órgãos e autarquias estaduais para atingir 100% do Governo do Estado com acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ) durante a pandemia.

 

“Gerenciar a GIS é fácil. A equipe é nota 10. Trabalhamos em regime de urgência em diversos projetos e conseguimos realizar algumas entregas em tempo recorde, tudo isso graças à dedicação, competência e profissionalismo de todas as equipes envolvidas”, destacou Sergio Castro.

 

Implantação do sistema Atende.rj

 

Com o objetivo de tornar a gestão operacional mais eficiente, gerando diversos benefícios como mais agilidade, possibilidade de categorização, segurança e melhor suporte ao usuário, aumentando a produtividade e gerando relatórios de todas as atividades realizadas, o PRODERJ implantou e está disponibilizando internamente, desde o dia 1º de junho, a ferramenta de service desk Atende.rj (atende.rj.gov.br).

 

A solução é baseada no sistema GLPI, plataforma web open-source de gerenciamento de serviços de TI, que ajuda a categorizar, gerenciar e solucionar chamados rapidamente, utilizando metodologias modernas ligadas ao Help Desk e ao Service Desk. Servidores de diversas áreas da autarquia estão realizando treinamento para uso da ferramenta. O acesso está sendo realizado pela Rede Governo. A implantação do sistema foi feita pelas equipes da GIS e da Gerência de Suporte Técnico (GST).

 

Através do Atende.RJ, será possível, por exemplo, definir as prioridades, gerenciar os atendimentos, organizar as solicitações e proporcionará a abertura de chamados automáticos para demandas como queda de links, indisponibilidade de servidores e serviços.

 

Portanto, a ferramenta possibilita o melhor gerenciamento dos ativos e serviços que estejam sob a responsabilidade da autarquia. Os clientes com contrato com o PRODERJ, na próxima fase da implantação, poderão abrir solicitações diretamente através da solução.

 

A Gerência

 

A Gerência de Infraestrutura e Serviços (GIS) é responsável pela operação, monitoramento, tratamento de incidentes e administração da plataforma de ativos de segurança da informação no PRODERJ, tais como: Firewall, Sistemas de Atualização Automática, Antivírus, Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS), Sistema de Detecção de Intrusão (IDS), Antispam, Gerenciador de Conteúdo Web (Proxy), Firewall de Aplicação Web (WAF) e Gerenciador de Logs, em consonância com a Assessoria de Segurança da Informação. Além disso, realiza o monitoramento e a administração de servidores físicos, soluções de virtualização de servidores, servidores virtuais e sistemas operacionais.

 

Planejar, definir, executar, coordenar e documentar as atividades de implantação, configuração, operação, monitoração e administração de ativos de infraestrutura de Data Center, incluindo servidores web, servidores de diretório e servidores de resolução de nome (DNS) também são atribuições da GIS.

 

Confira abaixo as equipes da GIS que participaram das atividades desenvolvidas até o momento durante esse período de quarentena:

 

GIS Web

Carla Carvalho

Lenize Vasconcelos

Luciana Gomes

Luciano Saraiva

 

GIS Segurança

Cristiane Froes

Marcos Villaça

Ricardo Godinho

 

GIS / Gerência de Suporte Técnico (GST) – Implantação do sistema GLPI

Sergio Castro (Coordenador)

Cristiane Froes

Lea Loyola

Marcio Quintella

Rafael Pontieri

Antonio Ubirajara

Frederico Grizotti

Emerson Carvalho

Ricardo Ottati

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