07.05.2020 - 17:10 | Por Luiz Queiroz e Daniel Cunha
Parceria com a SETRANS

A equipe do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), unidade do Centro de Operações Rio (COR), vem promovendo uma série de reuniões online para debater os impactos da pandemia de COVID-19 nos sistemas de mobilidade urbana do município e da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O encontro desta quarta-feira (06/05) contou com a participação do Gerente de Inteligência de Negócios da Diretoria de Sistemas de Informação (DSI) do PRODERJ, Thales Azevedo, que apresentou os painéis de dados de mobilidade urbana que a autarquia vem desenvolvendo para auxiliar a Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS) na tomada de decisões.

O presidente do PRODERJ, Mauro Farias, destacou que a autarquia vem trabalhando diariamente junto às secretarias e orgãos estaduais no combate ao coronavírus, colocando a tecnologia à disposição do estado através do desenvolvimento de novas soluções.

Os painéis disponibilizados para a SETRANS são alimentados com os dados diários das transações de bilhetagem eletrônica das concessionárias MetrôRio, CCR Barcas e SuperVia, além do sistema Riocard (ônibus e vans intermunicipais). Outro painel registra as informações do Bilhete Único. Com essas informações em mãos, a secretaria consegue analisar o comportamento da movimentação dos passageiros e ter subsídios para a tomada de decisões em relação à pandemia.