26.04.2020 - 19:41 | Por Luiz Queiroz
PRODERJ realiza videoconferência com assessores de TIC das secretarias e órgãos estaduais

O Presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), Mauro Farias, participou na tarde desta terça-feira (28/04) de uma videoconferência com assessores de TIC das secretarias e órgãos do Governo do Estado. Durante o call foram abordados temas como a apresentação da nova diretoria da autarquia, a publicação do Decreto 47.011 e procedimentos na área de TIC.

Mauro Farias iniciou o encontro se apresentando aos assessores e destacando a satisfação e o orgulho de poder dirigir o PRODERJ nesse momento atípico, em função da pandemia do novo coronavírus e do consequente trabalho remoto, mas muito importante em que a autarquia trabalha para resgatar o seu protagonismo.

“O PRODERJ precisa desenvolver o papel para o qual foi criado, resgatar a sua atribuição. Seremos um facilitador, um integrador, oferecendo as ferramentas e soluções que os senhores necessitam no dia a dia das secretarias e órgãos. O Estado do Rio vai ganhar em performance e economicidade. Contem com o PRODERJ”, destacou Mauro, que elogiou o bom quórum participante do call e o engajamento de todos os servidores.

O Presidente do PRODERJ mais uma vez enfatizou a importância da publicação pelo Governador Wilson Witzel, no último dia 31 de março, do Decreto 47.011, estabelecendo que os procedimentos para contratações e aquisições de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para atendimentos das necessidades dos órgãos estaduais e suas vinculadas serão realizados por meio do PRODERJ.

“Essa foi uma sinalização clara dada pelo Governador e reforça o papel do PRODERJ como agente fornecedor de serviços e infraestrutura de Tecnologia da Informação. Estamos com uma parceria muito boa com a SUBTIC (Subsecretaria de Tecnologia da Informação de Comunicação), marcada pelo diálogo, pelo alinhamento e um trabalho em prol dos servidores. Estamos trabalhando em uma Resolução conjunta, ainda a ser publicada, que irá nortear os trabalhos. Enquanto isso não acontece, estamos avaliando caso a caso as necessidades dos órgãos e das secretarias e para isso criamos o Escritório de Demandas”, ressaltou Mauro Farias.

Na sequência, Mauro passou a palavra ao Vice-Presidente de Tecnologia do PRODERJ, Maurício Pradal, que apresentou a sua equipe e destacou que o Escritório de Demandas, instalado na Diretoria de Projetos e Inovação (DPI), vai atuar como um integrador de soluções até a publicação da Resolução conjunta com a SUBTIC.

O vice-presidente de Tecnologia anunciou ainda a realização de um encontro mensal, por meio de videoconferência, com os assessores de TIC das secretarias e órgãos do Governo do Estado.

“Será um fórum técnico. Vamos solicitar que os servidores nos enviem com antecedência suas dúvidas, sugestões, questionamentos e com isso prepararemos a pauta a ser discutida no nosso encontro. Será um trabalho a “n” mãos, mensal e organizado, alinhando o todo e trabalhando o específico para que possamos suportar os tomadores de decisão com soluções e ferramentas adequadas para as diferentes demandas”, explicou Pradal.

O Presidente do PRODERJ encerrou o encontro agradecendo a cooperação e o comprometimento de todos os assessores e colocou os quadros da autarquia à disposição.

“O momento é ímpar. A janela política é favorável e precisamos resgatar o papel do PRODERJ como órgão integrador e facilitador. Contem comigo e com a minha equipe para terem as melhores soluções. É uma honra poder trabalhar com servidores tão qualificados e comprometidos. Vocês são essenciais para o desenvolvimento desse trabalho. O PRODERJ é dos senhores. Vistam a camisa do PRODERJ”, finalizou Mauro Farias.