18.04.2020 - 15:10 | Por Luiz Queiroz
TI
Diretoria de Sistemas de Informação intensifica ações com Secretarias para o combate ao coronavírus

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) está atuando, em conjunto com as secretarias estaduais, para oferecer ferramentas e serviços que auxiliem o Governo e a população fluminense nesse momento de combate ao novo coronavírus. Para agilizar a entrega dessas ferramentas e serviços, a Diretoria de Sistemas de Informação (DSI) do PRODERJ, capitaneada por André Rodrigues, vem trabalhando de forma incessante com as Secretarias de Estado.

“Desde que assumi, no último dia 20 de março, meu tempo está todo dedicado a atender nossos clientes, as Secretarias de Estado, em projetos voltados à crise do coronavírus. Nesse momento estamos atendendo as Secretarias de Saúde, Educação, Transporte e Desenvolvimento Humano, além dos demais sistemas que já atendemos no dia a dia”, informou o diretor.

Confira alguns dos principais projetos em que a DSI vem trabalhando juntamente com as Secretarias para viabilizar durante essa pandemia da Covid-19:

- Saúde: criação do portal do voluntário (www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br) onde médicos, profissionais da saúde e estudantes da área podem se cadastrar como voluntários na assistência a pacientes com o novo coronavírus. Os voluntários reforçarão as equipes das unidades de atendimento em todo o Estado. Já são mais de 26 mil inscritos até o momento.
- Transporte: plataforma de Inteligência de Negócios visando suportar os gestores na tomada de decisões quanto à mobilidade das pessoas que utilizam diariamente o transporte público.
- Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Portal Recomeçar, para auxiliar as pessoas impactadas pela Covid-19.

Trabalho gratificante

A Gerência de Sustentação de Sistemas (GSS) do PRODERJ esteve à frente do trabalho de desenvolvimento e implantação do Portal do Voluntário. Segundo o Gerente André Toffano, toda a equipe trabalhou com muito entusiasmo para poder disponibilizar o quanto antes essa importante ferramenta no combate ao coronavírus.

“Ficamos muito felizes pela oportunidade de poder contribuir com o esforço que a Secretaria de Saúde vem fazendo para minimizar os impactos dessa pandemia na nossa população. Foi um trabalho muito gratificante e todos estão de parabéns”, enfatizou Toffano.

Com relação à Secretaria de Transporte (SETRANS), o PRODERJ desenvolveu em caráter de urgência um sistema que permite aos gestores da SETRANS monitorar e avaliar o comportamento dos passageiros em cada um dos modais que atendem à Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Batizada de SETRANS Covid, a ferramenta já disponibiliza 11 novos painéis com as informações do primeiro trimestre de 2020 e será atualizada constantemente. O PRODERJ recebe a massa de dados das transações de bilhetagem eletrônica das concessionárias dos diferentes modais (Trens, Ônibus, Metrô, Barcas, VLT, BRT e Vans) e com ela viabiliza esse grande dashboard do transporte público da Região Metropolitana. Até o momento já são mais de 3 bilhões de transações processadas pelo sistema.

A equipe da Gerência de Inteligência de Negócios (GIN) do PRODERJ foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema e contou com o trabalho árduo dos técnicos Thales Azevedo e Filipe Ribeiro para conseguir disponibilizar a solução em menos de 15 dias.

“É uma ferramenta muito importante para os gestores da SETRANS poderem tomar suas decisões sobre a mobilidade pública com o maior embasamento possível. Para a equipe da GIN é muito importante poder participar desse mutirão de combate ao coronavírus. Nesse momento em que a sociedade está se sentido tão ameaçada, é gratificante ver todos os setores do Governo se movimentando e podermos ter um feedback positivo do nosso trabalho”, avaliou Thales Azevedo.

Objetivos da DSI

O diretor da DSI também falou sobre os principais objetivos da sua Diretoria no médio e longo prazos.

“Ao ser convidado pelo Presidente Mauro Farias para assumir essa Diretoria, o que mais me motivou foi a possibilidade de ajudar a nova gestão no processo de transformação idealizado, fazendo com que o PRODERJ volte a ocupar um espaço de protagonismo na área de tecnologia para o Estado do Rio de Janeiro, além de servir como modelo para as demais autarquias. Ainda estou conhecendo a organização e as pessoas, mas um dos planos é trabalhar com o conceito de ‘fábrica de soluções’, com modelos ágeis de desenvolvimento e entrega, utilizando o que existe de mais moderno disponível no mercado”, projetou o diretor.

Graduado em Tecnologia de Informação pela PUC/Rio e com Mestrado em Gestão Internacional de Negócios pela FGV/RJ, André tem mais de 30 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação como IBM, Avaya e Fortinet, foi professor da FGV On Line e participou, como palestrante e debatedor, de diversos eventos da área, além de ter publicado artigos nas principais mídias do mercado.