SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL E GOVERNANÇA
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
15.04.2020 - 22:02 | Por Divulgação
Central 160 sobre coronavírus recebeu 50 mil chamadas

Lançado no final do mês pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema de Teleatendimento do Estado para Orientações sobre Coronavírus já recebeu 50 mil ligações. O serviço opera gratuitamente, 24h por dia, em todo estado do Rio de Janeiro, pelo número 160, com o objetivo de evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa sem necessidade, se expondo ao vírus, e superlotem as unidades de saúde.

 

Dentre o total de chamadas recebidas, 74% das pessoas que ligaram tinham sintomas de síndrome gripal; 46% apresentavam sintomas suspeitos e entraram na lista de monitoramento, recebendo ligações de retorno para acompanhamento dos sintomas; e 21% sentiam sintomas mais graves, como falta de ar, e foram orientados a procurar uma unidade de saúde mais próxima para atendimento. A SES ressalta que o Ministério da Saúde incluiu, nesta semana, as grávidas nos grupos de risco para a Covid-19.

 

Entre as perguntas mais frequentes, os sintomas, orientação sobre medicamentos e meios de prevenção da Covid-19 lideram a lista. As ligações tiveram uma duração média de 5 minutos por atendimento.

 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o serviço é ainda mais importante nesse momento de crescimento dos casos.

 

- Esse canal oficial é para levar informação segura e correta à população. É mais uma ação da secretaria para evitarmos a superlotação das unidades de saúde - explica.

 

Iniciativa da SES, a central conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

 

Acesse vídeos e áudio da central telefônica gratuita para coronavírus no link https://bit.ly/CoronavirusRJ160

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados