20.12.2019 - 16:56 | Por Daniel Cunha
CGE-RJ anuncia parceria com o PRODERJ para desenvolvimento de aplicativo

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro realizou ontem (05/12) o I Fórum Internacional CGE-RJ, no auditório da FIRJAN, Centro do Rio. O evento, com o tema “Política anticorrupção, ética e integridade no Rio de Janeiro”, contou com a presença do controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, do procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, do presidente do PRODERJ, Guilherme Telles, do diretor de Infraestrutura Tecnológica da autarquia, Mauricio Pradal, entre outras autoridades. Durante o encontro, foi anunciada a parceria entre os órgãos estaduais para o desenvolvimento do aplicativo “Consultas Dados Abertos CGE”.

O novo app contará com diversas funcionalidades como, por exemplo, busca rápida por CNPJ, por razão social ou nome fantasia, endereço, telefone, e-mail e quadro societário. A solução estará disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS e permitirá a realização de consultas fundamentais para o cidadão através de uma interação ágil, segura e direta. Além disso, em caso de problemas com o CNPJ, o usuário poderá entrar em contato Disque Rio Contra a Corrupção (21) 2276-6556 para efetuar denúncias.

“Em parceria com o PRODERJ, o Sistema de Dados Abertos, que já pode ser acessado no endereço consultas.cge.rj.gov.br, também estará na palma da mão do cidadão. Em janeiro, esta ferramenta de consulta e fiscalização se transformará em um aplicativo com o lançamento da versão mobile”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa.

“Gostaria de agradecer o apoio e confiança de toda equipe da CGE-RJ. Esta é mais uma importante parceria para o PRODERJ, que busca constantemente a melhoria da gestão pública. Essa nova solução, que estamos desenvolvendo em conjunto com a controladoria, colocará a tecnologia a serviço do cidadão e tenho certeza que será uma ferramenta de grande utilidade, gerando mais transparência e segurança aos diversos tipos de consulta oferecidos”, destacou o presidente da autarquia, Guilherme Telles.

Durante o fórum, foram apresentadas palestras sobre diversos temas como “As inovações na gestão pública e integridade no Estado do Rio de Janeiro”, “Programa de compliance em empresas – novas perspectivas”, “A construção de uma cultura de integridade no setor público – mitos, verdades e alternativas viáveis”, “A experiência do serviço antifraude do Reino Unido no combate à fraude, ao suborno e à corrupção”, “Os desafios da integridade privada nas relações com o Estado” e “Acordos de leniência e ações de integridade no Estado”. O evento foi transmitido ao vivo na página da CGE-RJ no Facebook.