13.11.2019 - 17:28 | Por Daniel Cunha
PRODERJ realiza 31° Fórum de Assessores de TI com o tema segurança da informação

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro - PRODERJ promoveu, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ e com o apoio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, a 31° edição do Fórum PRODERJ de Assessores de TI com o tema “Segurança da Informação”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (13/11), no auditório da PGE-RJ e contou com um amplo debate com os assessores de TI das secretarias e órgãos estaduais sobre a Política de Segurança da Informação e os parâmetros de maturidade de segurança e para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

- Agradeço a todos os presentes pela grande audiência deste fórum, que hoje discute um tema prioritário para o Governo do Estado. Gostaria de destacar o comprometimento e esforço dos nossos servidores no objetivo de consolidar um modelo de negócio mais eficiente, alinhado às melhores práticas sempre com foco no cliente - destacou o presidente do PRODERJ, Guilherme Telles, que abriu o evento e anunciou a próxima edição do encontro para janeiro.

O vice-presidente de Tecnologia da autarquia, Bruno Lemos, abordou o tema “Atas de Registro de Preço e Aquisições” e ressaltou a importância de um ambiente colaborativo com a participação e troca de informações com todos os órgãos e secretarias estaduais no processo. O e-mail forumticrj@proderj.rj.gov.br e um grupo no WhatsApp foram disponibilizados aos assessores para envio de dúvidas e sugestões.

- Atas como, por exemplo, da Infovia 3.0, de microcomputadores, notebooks e de serviços de impressão estão em processo de contratação e outras como a de hiperconvergência e de sustentação de infraestrutura estão em processo de planejamento – ressaltou Lemos.

Os assessores especiais da presidência da autarquia, Jane de Oliveira e William de Souza, apresentaram o painel “Política de Segurança da Informação e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” e destacaram o papel estratégico do PRODERJ na área. No encontro, foram apresentadas informações sobre a Política de Segurança da Informação e uma visão ampla da LGPD, com seus respectivos princípios e desafios.

- Criaremos um comitê multidisciplinar da LGPD com diversos objetivos como, por exemplo, aprovar o Programa de Proteção de Dados, acompanhar as mudanças regulatórias para garantir a conformidade, identificar fontes de ameaças internas e externas, divulgar e estabelecer os procedimentos de segurança, entre outras ações. Além disso, disponibilizaremos aos assessores de TI um questionário sobre o tema e sobre a Política de Segurança. Vamos manter este canal aberto diretamente com vocês e contem com o nosso apoio – concluiu a assessora Jane de Oliveira.

No encerramento do evento, um painel de perguntas e respostas foi realizado com a presença do vice-presidente de Tecnologia do PRODERJ, Bruno Lemos, dos assessores especiais da presidência, Jane de Oliveira e William de Souza e da Superintendente de Reestruturação de Gestão na Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, Ariane Olczevski, que também realizou a palestra com o tema: “Principais dificuldades enfrentadas e próximas ações da SUBTIC para aperfeiçoamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC”.