SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL E GOVERNANÇA
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
01.11.2019 - 11:25 | Por Daniel Cunha
PRODERJ lança a campanha sustentável [Re]PENSE

O PRODERJ lança hoje a campanha [Re]PENSE. O movimento tem como objetivo adotar práticas sustentáveis, gerar economicidade aos gastos públicos e, principalmente, preservar a natureza, respeitando o meio ambiente conforme nossos valores. No dia 04 de novembro, segunda-feira, a primeira etapa desta ação será o desafio: consumo zero de plástico descartável, na qual, a partir desta data, não haverá mais utilização de copos descartáveis para uso interno enquanto durar nosso estoque. O movimento visa realizar alterações efetivas nas atitudes das pessoas em relação às questões ambientais. 

 

Copos descartáveis possuem tempo de decomposição muito elevado, podendo chegar a aproximadamente 200 anos. 

 

Eles estão em todos os lugares — hospitais, consultórios, escolas, escritórios etc. Isso é muito preocupante, pois a quantidade de plástico que vai para o lixo diariamente é enorme, chegando a 720 milhões de copos por dia.
O problema é que, em geral, não há uma coleta seletiva constante no país. Assim, todo o material é descartado junto com o lixo comum e vai parar em aterros sanitários ou lixões.

 

Eles são um dos grandes responsáveis pela poluição dos oceanos.

 

Segundo a BBC, os oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano. Tamanha quantidade gerou uma enorme faixa oceânica cuja superfície é totalmente tomada por detritos, conhecida como Plastic Patch. Além disso, é responsável pela morte de milhares de animais marinhos.

 

Solução do problema

 

Ter hábitos mais saudáveis, substituindo os copos descartáveis por copos reutilizáveis, canecas e garrafinhas. Adote um copo eco!

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados