11.09.2019 - 17:09 | Por Daniel Cunha
PRODERJ realiza 30° Fórum de Assessores de TI com o tema segurança da informação

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro - PRODERJ promoveu, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ e com o apoio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, a 30° edição do Fórum PRODERJ de Assessores de TI com o tema “Segurança da Informação”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/09), no auditório da PGE-RJ e contou com um amplo debate com os assessores de TI e de Segurança da Informação das secretarias e órgãos estaduais sobre as principais ameaças sobre o tema e ações institucionais para melhorar a defesa dos sistemas e infraestruturas.

- Agradeço a todos os presentes pela grande audiência do Fórum. Este é o espaço ideal para aproximar ainda mais as áreas, apresentar propostas e trocar experiências. Buscamos hoje na autarquia consolidar um modelo de negócio mais eficiente, alinhado às melhores práticas com foco no cliente Estamos preparados para enfrentar os desafios que estão por vir - destacou o presidente do PRODERJ, Guilherme Telles, que abriu o evento.

O subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Marco Vieira, apresentou a palestra “Estratégia de TI do Estado do Rio de Janeiro”. Ele ressaltou o forte alinhamento entre a SUBTIC e o PRODERJ, destacando iniciativas em conjunto que estão em andamento como, por exemplo, a estruturação do projeto para adequação do Estado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

- Temos uma grande oportunidade de elevar a Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio, tanto na área de gestão pública como no oferecimento de serviços ao cidadão. O nosso foco é resolver os desafios com a maior economicidade possível. Estamos com diversas normatizações em andamento na subsecretaria como o modelo de elaboração de Estudo Técnico Preliminar para contratações e o modelo de governança de TIC - ressaltou Marco Vieira

O assessor especial da presidência da autarquia, William de Souza, apresentou o painel “Aspectos Comportamentais da Segurança da Informação” e destacou papel estratégico do PRODERJ na área de Segurança da Informação. Foram mostradas iniciativas como, por exemplo, a implantação de um Centro de Resposta e Tratamento a Incidentes - CSIRT (Computer Security Incident Response Team), a criação do labcomp e labguercib, laboratórios para treinos de defesa e ataque, a aplicação de uma Política de Segurança da Informação e os desafios da LGPD.

- Com a operação dos laboratórios e a aplicação das normas e planos, os ataques bem-sucedidos tenderão a zero. Hoje o PRODERJ conta com uma equipe especializada dedicada à área e estamos, além de todas essas ações, realizando eventos temáticos e capacitação periódica sobre este assunto tão importante. Estamos com este canal aberto diretamente com vocês e contem com o nosso apoio – concluiu o assessor.

O vice-presidente de Tecnologia do PRODERJ, Bruno Lemos, abordou o tema “Atas de Registro de Preço e Aquisições” e pontuou a importância de um ambiente colaborativo com a participação e troca de informações com todos os órgãos e secretarias estaduais no processo. Atas como, por exemplo, da Infovia 3.0, de microcomputadores, notebooks e de serviços de impressão estão em andamento no momento. O e-mail forumticrj@proderj.rj.gov.br foi disponibilizado para envio de dúvidas e sugestões.

No encerramento do evento, um painel de perguntas e respostas foi realizado com a presença do presidente do PRODERJ, Guilherme Telles, do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Marco Vieira, do vice-presidente de Tecnologia do PRODERJ, Bruno Lemos, do assessor especial da presidência, William de Souza, do diretor de Projetos e Inovação, João Bosco de Oliveira, do diretor de Sistemas de Informação da autarquia, Carlos Viana e do diretor de Infraestrutura Tecnológica, Maurício Costa.