13.08.2019 - 16:48 | Por Daniel Cunha
Outros Assuntos
Audiência pública na Alerj discute desafios e demandas do PRODERJ

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) realizou, nesta terça-feira (13/08), uma audiência pública para discutir desafios e demandas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança. A reunião aconteceu durante esta manhã, no Palácio Tiradentes, Centro do Rio, e contou com um amplo debate entre o presidente do PRODERJ, Marco Vieira, os deputados estaduais Waldeck Carneiro, Alexandre Knoploch e Flavio Serafini, o presidente e vice-presidente da Associação dos Servidores do PRODERJ (ASCPDERJ), Marcos Vilela e Julio Cesar Faustino e o ex-presidente do PRODERJ, Sergio Rosa.

- O que buscamos hoje é oferecer uma tecnologia da informação mais eficaz e eficiente, conversando e dando apoio aos órgãos e secretarias estaduais e utilizando ferramentas de gestão e governança. Temos ações que já foram realizadas no plano de governo para os primeiros 100 e 180 dias e grandes desafios pela frente como o novo data center, que será implantado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a possível realização de concurso público, a importância da área de segurança da informação, entre outros  - destacou o presidente Marco Vieira.

Durante a audiência, foram apresentadas diversas iniciativas que vem sendo desenvolvidas pela autarquia desde o início do ano como o desenvolvimento de sistemas e portais, a capacitação dos servidores, com a realização do PRODERJ Capacita e cursos em parceria, por exemplo, com a Escola de Educação Previdenciária do Rioprevidência e a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Outro tema abordado foi a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD), no  qual o PRODERJ realizou em junho o I° Fórum de Segurança da Informação.

Também participaram do encontro os vice-presidentes da autarquia, Carlos Henrique Costa e Marco Di Beneditto, o chefe de gabinete, Alexandre Selem, os diretores João Bosco de Oliveira (DPI), Carlos Viana (DSI) e Rodrigo Torreira (DAF), o assessor jurídico Roberto Cardoso, os assessores especiais da presidência, Jane de Oliveira e William de Souza e servidores do órgão de TIC do Estado.