SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL E GOVERNANÇA
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
07.08.2019 - 12:52 | Por Daniel Cunha
Outros Assuntos
PRODERJ participa de Seminário Sul Fluminense de Governança em TI

Um amplo debate sobre liderança, estratégia e inovação dos órgãos e entidades públicas na busca de resultados para o cidadão. Estes foram os principais temas discutidos durante o 1º Seminário Sul Fluminense de Governança em TI que aconteceu, nesta terça-feira (27/08), no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) participou ativamente do encontro compartilhando conhecimento e boas práticas.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, agradeceu a presença dos representantes da autarquia e abriu o encontro destacando a importância de debater e trocar experiências em governança de TI no setor público, discutindo os principais desafios e como impactar positivamente a vida do cidadão por meio de tecnologia.

 

- Considero o tema de hoje fundamental. A tecnologia está aqui para nos auxiliar nos processos e trazer eficiência para a gestão pública. Estamos inovando e trabalhamos todos os dias para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade – ressaltou o prefeito.

 

No seminário, os palestrantes apresentaram experiências teóricas e casos práticos vivenciados na administração pública. O diretor de Projetos e Inovação, João Bosco de Oliveira, participou do painel sobre “Gerenciamento de Projetos de TI no Setor Público”, no qual destacou a importância da integração entre as equipes e do diálogo constante para busca de soluções criativas e efetivas. Para ele, é necessário ainda ter o conhecimento de todas as áreas do órgão devido à ação diária em diferentes diretorias e setores.

 

O assessor especial da presidência, William de Souza, apresentou a palestra “Abordagem Institucional à Segurança da Informação” e abordou os principais desafios que devem ser enfrentados na área como, por exemplo, a implantação de um CSIRT (Computer Security Incident Response Team) e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele ainda ressaltou que o PRODERJ pretende estreitar a relação com parceiros como a Marinha do Brasil e a Faperj. Essa troca de experiências fortalecerá ainda mais a autarquia, que está aberta a parcerias com órgãos e secretarias.

 

O assessor jurídico da autarquia, Roberto Cardoso, encerrou a participação do órgão de TIC do estado no evento, com o tema “Principais erros nas contratações de TIC’s aspectos legais e de controle”. Ele alertou os presentes sobre a necessidade do planejamento, da justificativa e da transparência durante as fases de contratação, de seleção do fornecedor e de gestão do contrato administrativo.

 

- Gostaria de agradecer ao convite para participar deste seminário ao lado de tantos gestores e especialistas na área. Este encontro é importante para avançarmos ainda mais em ações concretas e no aperfeiçoamento da gestão pública além, é claro, no desenvolvimento de soluções para o cidadão – ressaltou o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado do Rio de Janeiro, Marco Vieira, que participou do painel “Estratégia e Resultados - O Desafio para a Governança de TI no Setor Público”.

 

Também estiveram no encontro o prefeito de Piraí, Luiz Antonio Neves, o presidente da EPDVR, Matheus Moreira Cruz, entre outras autoridades e representantes da área de TIC.

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados