10.07.2019 - 13:35 | Por Divulgação
Outros Assuntos
PRODERJ comemora 51º aniversário nesta terça-feira (09/07)

Os servidores do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) acordaram em festa, nesta manhã de terça-feira (09/07), data do aniversário de 51 anos da autarquia de muita história, conquistas e serviços prestados com excelência ao cidadão. A comemoração aconteceu durante a tarde, no 23° andar do prédio do Detran-RJ, com a presença de servidores ativos e aposentados em uma bela homenagem aqueles que fazem parte da história da autarquia.

- É com muita satisfação que comemoramos hoje estes 51 anos de história e gostaria de agradecer a presença de todos os servidores ativos e aposentados. Não canso de me surpreender positivamente desde que entrei com tudo o que PRODERJ já fez e ainda faz mesmo com todas as dificuldades. A cada dia que passa, descubro uma surpresa positiva. Isso que me trás uma alegria muito grande de poder estar com vocês e dar a minha contribuição. Gostaria de agradecer especialmente à Gerência de Recursos Humanos pela organização do evento – destacou o presidente Marco Vieira.

A celebração contou com diversas surpresas como uma homenagem especial ao servidor mais antigo em atividade no PRODERJ, Luiz Paumguartten, que entrou na autarquia em 1973, e ao servidor mais antigo e novo que comemoram aniversário junto com o PRODERJ, Edyr Kfuri e Thiago Augusto. No evento, que contou com um brunch servido aos funcionários, foram sorteados brindes de diversos parceiros e o encerramento ficou por conta da orquestra Camerata Vila, que faz parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil.

Há 51 anos, o PRODERJ, nascido como Fundação CPDERJ, em 09 de julho de 1968, coleciona fatos memoráveis. Viu acontecer grandes mudanças na política nacional, mudou de sede algumas vezes, mudou de nome e atribuição, teve sua missão revolucionada pela chegada das novas tecnologias, ganhou agilidade e abrigou várias gerações de máquinas. E seus servidores verdadeiro patrimônio, produziram novos conhecimentos, serviram à sociedade e fizeram de suas equipes de trabalho verdadeiras famílias. Nada mais natural, se considerarmos que a maioria deles soma mais de vinte anos na atividade.

Em 1975, ocorreu a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, o que provocou a unificação dos Centros de Processamento de Dados existentes em Niterói e Rio de janeiro, transformando tudo em Fundação CPDERJ, ficando parte em Niterói e parte no prédio da secretaria de Fazenda na Rua Santa Luzia, Centro do Rio. Em 1978, o CPDERJ vai para a UERJ e ocupou os blocos A e B. Em 16 de junho de 1981, transformação do CPDERJ em autarquia, com a mudança de seu nome para PRODERJ, nesse momento já ocupava todo o segundo andar da UERJ inclusive os blocos 1F e 2F.

Em 1998, a autarquia inicia sua mudança da UERJ para o CAERJ, ocupando quatro andares e posteriormente cinco andares. Em 2016, o PRODERJ se mudou para um prédio alugado na Glória. Em 2018, o órgão de TIC se muda para o prédio do DETRAN, ocupando dois andares. Hoje, estamos partindo para uma nova fase e não podíamos deixar de comemorar nossos 51 anos de história.