25.06.2019 - 18:25 | Por Silvia Cosenza e Daniel Cunha
PRODERJ realiza o I° Fórum de Segurança da Informação

Foi com o auditório lotado que aconteceu o I° Fórum PRODERJ de Segurança da Informação, promovido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, realizado nesta terça-feira (25/06), no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio. Com o tema “Os Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, o evento contou com uma ampla discussão sobre as adequações que serão necessárias para a implementação das exigências à Lei n° 13.709, sancionada em agosto de 2018, e que entrará em vigor em agosto de 2020.

Foram mais de 300 inscrições realizadas e, logo que os participantes chegavam ao local do evento, eram convidados a fazer seu Proderj Card, um cartão de visita digital para ser utilizado durante o evento, substituindo a troca de cartões de papel, pelo cartão virtual. Uma inovação em eventos com a marca da tecnologia.

O Fórum, que teve o apoio da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, foi dividido entre quatro palestras e uma mesa redonda. O tema central foi a apresentação da nova legislação referente ao uso e a proteção das informações dos cidadãos pela administração pública.

- Parabenizo o PRODERJ pelo evento e por todo o trabalho que a equipe vem desenvolvendo. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um grande desafio para o estado e que trará muitos benefícios para a população. Tenho certeza que daqui a quatro anos vamos entregar um Rio de Janeiro que o cidadão ficará orgulhoso de todos nós – destacou o secretário de Estado da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, que abriu o evento.

Em seguida, o presidente do PRODERJ, Marco Vieira saudou os presentes e abriu os trabalhos. Na sequência, as palestras: Entendendo a Lei, ministrada pelo advogado e professor, Walter Capanema; a LGPD: Alerta ao Poder Público, pela gerente de TI, Valdinéia Balthazar; O Passo a Passo para Implementação, pelo advogado e Sócio fundador da Módulo, Fernando Nery, e a Abordagem Institucional da Segurança da Informação, por Willian de Souza, assessor especial da presidência do PRODERJ.

A mesa redonda, moderada pelo diretor de Sistemas de Informação da autarquia, Carlos Viana, teve como convidados Mari Freitas, da Trend Micro, Fernando Nery, da Módulo e Willian Souza, do PRODERJ. Neste momento, foram resumidos os principais pontos discutidos no evento com, por exemplo, o legado e a necessária mudança de cultura num bate-papo descontraído.
Marco Vieira encerrou o evento anunciando a realização da próxima etapa das discussões no II Fórum de Segurança da Informação que deverá acontecer em novembro deste ano.

- Gostaria de agradecer aos palestrantes e a presença de todos. Assistimos hoje a painéis elucidativos e objetivos, um espaço para troca de experiências e onde pudemos conferir, com diferentes visões apresentadas, discussões sobre este tema tão importante na área de TIC. Nosso objetivo no PRODERJ é contribuir e propor um ambiente de colaboração em parceria com todas as secretarias e órgãos, onde possamos diagnosticar, planejar e vencer os desafios e dificuldades, trazendo a tecnologia do estado do Rio como uma ferramenta de governança – ressaltou o presidente do PRODERJ, Marco Vieira.