SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL E GOVERNANÇA
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
20.05.2019 - 13:07 | Por Silvia Cosenza
Outros Assuntos
Decreto reforça papel do Proderj na estrutura de gestão de TIC do Estado

Foi publicado no Diário Oficial de hoje (20/5) o decreto que estrutura o Sistema Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação – SETIC – onde dá ao Proderj a responsabilidade de atuar como gestor central da área com sua importância na transformação digital e a modernização de toda a gestão e da governança de TIC no Estado do Rio.

 

Para o presidente do Proderj, Marco Vieira, o decreto coloca a autarquia como o órgão de fundamental importância para as políticas de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do governo do estado.

 

- Esse decreto é muito importante, pois oficializa o papel estratégico do Proderj no Governo do Estado do Rio, ajudando-nos a recuperar a infraestrutura e capacidades necessárias para o desempenho de nosso papel institucional, afirma Marco Vieira.

 

Caberá ao Proderj propor as diretrizes e orientações técnicas para a edição de regulamentos sobre TIC; sugerir prioridades para alocação de recursos orçamentários aos investimentos e custeio nas despesas em tecnologia de informação; atuar como agente fornecedor de serviços e infraestrutura de TIC; conduzir e disponibilizar atas de registros de preços e contratos corporativos para suprir itens relativos à TIC aos órgãos e entidades do estado.

 

Ainda segundo o decreto, as atribuições do Proderj são muitas, mas destacamos aqui outras responsabilidades como a operação das bases de dados corporativos; a prestação de consultoria aos órgãos estaduais para a montagem de estruturas de TIC; o desenvolvimento de projetos e sistemas informatizados de interesse do governo do estado e o constante monitoramento da segurança das informações, além do desenvolvimento de planos de contingência de ambientes de TIC.

 

Com relação aos recursos humanos ligados ao setor de TIC, o Proderj terá como função incentivar o qualificação de pessoal técnico, divulgando cursos, seminários e eventos para o aprimoramento da mão de obra especializada. Também, e não menos importante, as assessorias de informática ou os setores equivalentes de todos os órgãos da administração direta e indireta do governo do estado serão tecnicamente coordenados pelo Proderj.

 

Clique aqui e confira na segunda página a íntegra do Decreto n° 46.665 publicado no D.O. de hoje (20/05).

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados