04.01.2019 - 15:51 | Por Silvia Cosenza e Daniel Cunha
Outros Assuntos
Marco Vieira é o novo presidente do Proderj

Fortalecer o papel do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) como desenvolvedor, integrador e gestor de soluções estratégicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a modernização da gestão pública e para a prestação de melhores serviços ao cidadão fluminense. Tudo isso fomentando a parceria com as secretarias estaduais e a integração com os servidores da autarquia. Estes são os principais objetivos destacados pelo novo presidente do Proderj, Marco Vieira, que irá, nesta terça-feira (08/01), às 11h, se apresentar oficialmente aos funcionários no auditório do prédio do Detran, localizado no 14º andar.

Este apaixonado pelo Rio de Janeiro, de 46 anos, casado e pai de três filhos, nasceu na Baixada Fluminense, cresceu no bairro da Ilha do Governador e hoje é morador da Tijuca. No tempo livre com a família, prefere os programas mais caseiros, mas também gosta de praticar esportes ao ar livre e não dispensa uma boa leitura. Já na trajetória profissional, em mais de 30 anos como oficial da Marinha, onde iniciou sua formação no Colégio e na Escola Naval, adquiriu ampla experiência com a realização de MBA’s, mestrados e com sua atuação de destaque em diversas áreas importantes da instituição. Ele também é formado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Marco Vieira serviu durante cinco anos na Amazônia e também trabalhou em áreas técnicas como, por exemplo, no setor operativo e no Centro de Análise e Sistemas Navais (CASNAV), onde esteve durante doze anos como gestor, liderando equipes e desenvolvendo portfólios de projetos e programas, tanto na área de utilização de processos como na de desenvolvimento de sistemas da Marinha. Após entrar na reserva em 2017, atuou na iniciativa privada e de forma autônoma como consultor. Quando se preparava para entrar no mundo do empreendedorismo, mais um grande desafio surgiu.

- Me sinto muito honrado em ter recebido do Governador o convite para presidir o Proderj. Espero contribuir com minha experiência em gestão para fortalecer o órgão e tornar a autarquia protagonista na área de TIC do Estado. Eu e a equipe que estou trazendo, que são profissionais de alta capacidade e motivados, vão contribuir e somar com todos os servidores. A ideia é prosseguir naquilo que é bom e que está funcionando, mas sempre aprimorando, pois em se tratando de tecnologia, o que é bom hoje, amanhã pode se tornar obsoleto. Por isso, acompanharemos sempre as principais soluções disponíveis no mercado, com forte ênfase em temas como inovação e ferramentas modernas de inteligência – destacou Marco Vieira.

O novo presidente ressaltou que a meritocracia, o diálogo construtivo e a criatividade serão as marcas de sua gestão, pois ele acredita que estas são características fundamentais para se alcançar as metas desejadas e, com isso, o sucesso da instituição. Outra novidade deste ano é que o Proderj agora está vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança.

- Considero essa mudança uma excelente notícia, tanto pela ótima relação que tenho com o secretário José Luis Zamith, como pela visão que ele tem da importância da tecnologia hoje para a gestão pública e para uma governança com mais qualidade e produtividade – concluiu Vieira.

Também foram anunciadas algumas alterações no organograma da autarquia, confirmando os novos nomes de Marco Di Beneditto para o cargo de vice-presidente de Tecnologia, Carlos Henrique Costa, vice-presidente Administrativo, João Bosco, diretor de Projetos e Inovação (DPI), Jane de Oliveira e William de Souza, assessores especiais da presidência e o servidor da casa Carlos Viana, diretor de Sistemas de Informação (DSI).