28.12.2018 - 16:26 | Por Daniel Cunha
Proderj inaugura data center mais moderno e seguro

Com objetivo de iniciar a transformação digital do Estado e melhorar a prestação de serviços à população com uso da tecnologia, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) inaugurou, nesta quinta-feira (27/12), o seu novo data center. O espaço, localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e viabilizado através da doação dos equipamentos utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016, dará ainda mais segurança e modernizará a gestão e os serviços prestados para órgãos e secretarias estaduais. O evento contou com a presença do subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, do presidente do Proderj, Antonio Bastos, e de diretores e gerentes do órgão de TIC do Estado do Rio.

Antonio Bastos ressaltou as parcerias fundamentais para esta conquista como, por exemplo, da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj).

- Sempre digo que são nas horas de crise que temos que aproveitar as oportunidades. Para atender aos objetivos de melhorar a prestação de serviços aos órgãos estaduais e acompanhar a evolução tecnológica, era necessário modernizar o nosso data center, oferecendo a toda sociedade um ambiente capaz de suportar a crescente demanda da população por tecnologia e a implantação de um governo digital. Dessa forma, o apoio de grandes empresas do setor, como a Cisco e outras através da Rio 2016, foi de suma importância para viabilizar este desafio - destacou o presidente do Proderj.

- Gostaria de parabenizar todos os servidores do Proderj por esse legado tão importante revertido para a população. O interesse público é isso. Cada um de nós tendo sempre essa vontade dentro de si, de perseguir os objetivos e realizar. O dia de hoje prova que isso é possível e agradeço como cidadão do Rio de Janeiro por ações como esta – disse o subsecretário Rodrigo Alves.

Os equipamentos doados já foram instalados e terão impacto direto nos serviços prestados pela autarquia como, por exemplo, na área de segurança, saúde, fazenda e planejamento, Procuradoria Geral do Estado, entre outros. A modernização permitirá ainda a utilização de modernas ferramentas que possibilitarão uma gestão mais eficiente e transparente das informações de governo e a implantação de sistemas mais complexos. Será iniciada uma migração gradual dos sistemas para o novo data center, o que possibilitará um ambiente de contingência para o Governo.

- Hoje, hospedamos serviços de diversas secretarias e, dessa forma, é fundamental termos um local que nos ofereça com conforto aspectos importantes como conectividade, climatização, entre outros. É uma conquista que fortalece o Proderj como órgão gestor de tecnologia do Estado e um legado que deixaremos para a próxima gestão – ressaltou Aldo Ribeiro, vice-presidente de tecnologia da autarquia.

O novo ambiente será fundamental para suportar os principais sistemas de gestão e de ensino no estado, como por exemplo, a matrícula informatizada.

- É importante que a Educação seja repensada considerando o momento de rápida transformação na sociedade e empresas e, assim, possamos preparar da melhor forma possível os cidadãos e profissionais para a nova era digital. Isso é essencial a fim de favorecer um novo modelo de educação, mais colaborativo, ágil e global. É nosso papel ajudar os jovens neste processo, influenciando diretamente na empregabilidade em um mercado cada vez mais disputado. Essa iniciativa é ainda um importante passo na materialização desta visão para o Governo do Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil – conforme ressaltou, em julho de 2017 durante a época da doação, Laercio Albuquerque, Presidente da Cisco Brasil.