SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO

06.09.2018 - 12:12 | Por Daniel Cunha
Proderj participa de 21° Workshop em Engenharia de Requisitos

Daniel Cunha

O presidente do Proderj, Antonio Bastos, participou nesta quarta-feira (05/09) da 21° edição do Workshop sobre Engenharia de Requisitos (WER). O evento foi realizado no auditório Padre Anchieta, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e contou com diversos painéis e debates importantes sobre o tema. Bastos realizou uma apresentação sobre a metodologia de levantamento de requisitos (design thinking) do projeto Agenda Digital 2030 do Estado do Rio de Janeiro - Visão Estratégica.

Este projeto é uma parceria com a PUC-Rio e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj). O objetivo é mapear as prioridades das secretarias e da população para definir um plano estratégico de TIC para o Estado com foco nas áreas de atuação do Governo que apresentam a maior demanda e potencial, como Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Segurança e Gestão.

Projetos desta natureza dependem de um levantamento de requisitos preciso, detalhado e confiável. Por este motivo, o uso de técnicas de levantamento de requisitos são muito importantes para o sucesso do planejamento.

- O uso da tecnologia e a realização de projetos como este que estamos desenvolvendo são importantes para melhor prestação de serviços ao cidadão. Todo material produzido ficará como legado para as próximas administrações. Gostaria de agradecer o convite para participar deste encontro, pois acredito que a troca de ideias e experiências entre os participantes, fomentando a colaboração, é fundamental – ressaltou o presidente do Proderj.

Também participaram deste painel o analista de requisitos do Selic (Bacen/Ambima), João Manuel Silvestre de Souza e Andrew Costa, responsável pedagógico pelo Programa Educacional de Desenvolvimento de Apps (PUC-Rio), que apresentou a metodologia Challenge Based Learning, que é um exemplo de programa educacional focado em inovação e que desperta nos participantes o aprendizado a partir dos desafios que são propostos. Os alunos de qualquer área estimulam a criatividade, aprendendo a programar e a desenvolver soluções que irão impactar diretamente na vida das pessoas.

O WER teve a primeira edição em 1998 (WER98) e foi criado para se tornar um fórum de debate e de divulgação sobre temas relevantes na área de Engenharia de Requisitos. No inicio, o workshop acontecia alternativamente no Brasil, na Argentina e na Espanha. No entando, o encontro também já aconteceu em novos locais da Europa, da América do Norte, assim como em diferentes países da América do Sul.