SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO

15.08.2018 - 17:06 | Por Daniel Cunha
Proderj promove Workshop Agenda Digital 2030

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) promoveu, nesta terça-feira (14/08), o primeiro Workshop do projeto Agenda Digital 2030 do Estado do Rio de Janeiro - Visão Estratégica. Esta iniciativa é uma parceria com a PUC-Rio e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj). O objetivo é mapear as prioridades das secretarias e da população para definir um plano estratégico de TIC para o Estado. O uso das tecnologias digitais terá foco nas áreas de atuação do Governo que apresentam a maior demanda e potencial, como Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Segurança e Gestão. O próximo workshop será realizado no dia 28 de agosto.

O encontro contou com a presença do Secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, do Secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, do chefe de gabinete da SECTIDS, Vinicius Bastos, da presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), Conceição Ribeiro e representantes de diversos órgãos estaduais.

Para o presidente do Proderj, Antonio Bastos, a discussão é fundamental para definir um plano estratégico de TIC que realmente atenda as demandas do Estado. Todo material produzido ficará como legado para as próximas administrações.

O secretário Rodrigo Vieira ressaltou a parceria entre a Setrans e o Proderj. Desde o início de julho, a íntegra das transações de bilhetagem eletrônica de todos os modais de transportes, sob concessão estadual, está sendo transferida para a autarquia.

- O passageiro não quer saber se o transporte é estadual ou municipal. Ele quer usar com qualidade, tarifa módica e transbordo com eficiência. A formação desse banco já é uma realidade. O nosso desejo agora é formalizar essa iniciativa, através do Governo do Estado, e criar uma padronização que permita que as prefeituras também compartilhem seus dados. Assim, teremos uma visão estratégica de transportes e o projeto Agenda Digital busca justamente definir as demandas estratégicas das áreas prioritárias do Estado – ressaltou o secretário.

Segundo o secretário Nilo Sergio Felix, o potencial do turismo no Estado do Rio de Janeiro é imenso e a tecnologia certamente é uma aliada importante. Com a análise inteligente dos dados, será possível utilizar informações qualificadas para gerar soluções que fomentem e impactem diretamente o setor.

Todos foram unânimes em afirmar que o uso da tecnologia e a realização de projetos como este são fundamentais para melhor prestação de serviços ao cidadão.