SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO

25.09.2017 - 16:52 | Por Daniel Cunha
Presidente do Proderj participa da abertura do Rio Info 2017

Daniel Cunha

Um dos maiores eventos de tecnologia do país, o Rio Info, começou na manhã desta segunda-feira (25/09), no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, para mais uma rodada de debates e apresentações em torno da importância da TIC no Estado. O abertura do encontro contou com a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, do presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Antonio Bastos e de diversos representantes de órgãos públicos e privados.

Ao discursar durante o encontro, Marcelo Crivella acenou com a possibilidade de reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) do setor com o objetivo de gerar mais empregos.

— Precisamos gerar mais empregos na área de vocês. O nosso futuro passa pela tecnologia e, principalmente, pela criatividade. Reduzimos o ISS desde que gere mais emprego. Terei o maior prazer de receber os senhores e fazer as contas — ressaltou o prefeito.

O presidente do Proderj, Antonio Bastos, destacou a importância de um evento como este no avanço do uso de modernas tecnologias em benefício da gestão pública e do cidadão.

- Hoje, não vivemos sem tecnologia e é por isso que, nós do Proderj sempre fazemos questão de participar do Rio Info. Este encontro é uma forma de trocarmos experiências a fim de avançarmos ainda mais e quem ganha com isso, são as instituições e o próprio cidadão que tem a seu favor melhores ferramentas que o auxiliam no dia a dia – disse Bastos.

O coordenador geral do evento, Alberto Blois, o Diretor de Inovação da FINEP, Marcio Girão, o Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha, o presidente da Assespro-RJ, Álvaro Cysneiros foram alguns dos participantes da mesa de abertura. O evento contará durante três dias com diversas palestras, mesas redondas, encontros temáticos, rodadas de negócios e oficinas.

Voltado para empresários e usuários, o Rio Info aborda diversos temas atuais e de grande importância sobre o universo da informática. Neste ano, a organização do encontro convidou também influenciadores digitais como Gustavo Guanabara, professor que atua como consultor de tecnologia e produz conteúdo para o site e outras áreas com muitos seguidores.  Antenada na onda dos Vloggers, Instagrammers, Snapchatters e Blogueiros, termos que muitos de nós já ouvimos e que no fundo todos são criadores de conteúdo, o evento criou uma área de debates para que os participantes entendam mais desse promissor mercado da internet.