SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
IMPRENSA
 
Voltar
Anterior
Próximo
31.08.2017 - 15:46 | Por Daniel Cunha
Eventos
Proderj participa da IV edição do seminário Cidades Inteligentes

Daniel Cunha

 

Discutir a importância da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na melhoria da qualidade de vida da população e na modernização de diferentes setores do Estado. Com este objetivo, o Seminário Cidades Inteligentes, na sua IV edição, abordou temas sobre como a internet das coisas (IoT) pode revolucionar o dia a dia do cidadão. O encontro, realizado nesta terça-feira (29/08) no auditório do Clube de Engenharia, localizado no Centro do Rio, foi promovido pela Assespro-RJ e contou com a presença do presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Antonio Bastos.

 

O tema não poderia ser mais atual, afinal, a IoT já vem transformando o mundo e atraindo a atenção de muitos empreendedores e investidores. O seminário reuniu autoridades, empresários de TI e representantes de startups que discutiram sobre o tema com o objetivo de formular demandas de como esta tecnologia pode contribuir para a cidade do Rio de Janeiro. Representantes das prefeituras de Niterói, Petrópolis e Piraí também estiveram presentes e participaram de um dos painéis, onde puderam expor necessidades específicas de alguns setores de seus municípios e suas experiências na área de TIC.

 

A Internet das Coisas é uma revolução tecnológica que tem a intenção de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte) à Internet, cujo desenvolvimento depende da inovação técnica em campos tão importantes como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia. Em Barcelona, por exemplo, há parquímetros inteligentes que operam através de Wi-Fi na cidade toda, fornecendo aos moradores atualizações em tempo real sobre vagas disponíveis e permitindo que paguem com seu próprio telefone.

Anterior
Próximo

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados