SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO

09.06.2017 - 12:57 | Por Daniel Cunha
Criatividade e inovação marcam a 12ª edição do 4CIORJ

Daniel Cunha

Criatividade e inovação sempre alinhadas a gestão com foco nos negócios. Estes temas deram a tônica da apresentação realizada pelo presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Antonio Bastos, na 12ª edição do 4CIORJ. O encontro, que aconteceu ontem (08/06), no hotel Hilton, em Copacabana, reuniu diversos líderes de TI do Estado e proporcionou uma ampla troca de experiências entre os presentes.

O presidente do Proderj foi o convidado especial de uma das novidades do encontro, o CIO Testimony, que recebe a cada edição um profissional de destaque com o objetivo de compartilhar suas experiências com os demais participantes. Bastos mostrou um pouco de sua trajetória profissional na área pública e privada, abordando casos de sucesso já implantados por ele. Por exemplo, na Petrobrás, com a integração das áreas de negócios da empresa por um aplicativo minicomputador totalmente inovador na época (1979) e, na White Martins, com a implantação do primeiro aplicativo mobile das Américas para emissão de notas fiscais nos caminhões, entre outros casos de destaque.

Também apresentou ações implementadas na área pública. Na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, por exemplo, foi criado o mapa integrado de controle de projetos focado no negócio e o Startup Rio, programa com o objetivo de fomentar a cultura de empreendedorismo digital. No Proderj, diversas iniciativas e projetos foram apresentados como o Moving do Data Center do Estado realizado com sucesso este ano, o novo Portal Intragov que utiliza ferramentas de Business Intelligence (BI) para gestão de informações de governo e a nova licitação de telefonia móvel do Estado, que através de ações da autarquia, permitirá uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano.

Outro projeto apresentado foi o sistema e-cidade. A iniciativa realizou uma verdadeira transformação na gestão de Niterói, que recebeu o prêmio de primeiro lugar no ranking estadual de transparência. Em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Niterói, foi implantada esta solução que utiliza software público e livre em diversas áreas de negócio da Prefeitura, o que proporcionou mais agilidade, segurança e controle na gestão do município, inclusive melhorando o atendimento ao cidadão.

- Sempre digo que são nas horas de crise que temos que aproveitar as oportunidades. É isso que buscamos aqui na autarquia. Com criatividade e inovação, procuramos diariamente aprimorar nossos serviços para atender cada vez melhor os órgãos, secretarias estaduais e, principalmente, o cidadão. Gostaria de agradecer o convite para participar do evento e destacar que estamos sempre abertos a novas parcerias - disse Bastos, que ainda ressaltou a importância da implantação do Plano de Governança de TIC, que fortalecerá o papel da autarquia como órgão gestor de tecnologia do Estado.